Mantenha os pés no chão sempre, independentemente da fase!
Portanto, para você que está lendo este artigo, vai um de meus mais valiosos conselhos: mantenha sempre os pés no chão!
Não deixe que boas sessões seguidas lhe façam perder a noção de como realmente funciona o poker. Da mesma forma, não comece a duvidar de seu jogo e questionar uma série de questões quando as coisas não estiverem correndo bem. Se você não consegue lidar com dias ruins seguidos por dias bons e assim constantemente, bem como swings monetários altos, acredite em mim, poker não é pra você!
Uma boa forma de lidar com essas oscilações, é começando cada dia do zero, independente da sessão anterior. Nesse quesito, se torne o mais frio possível. Comece sua nova sessão esquecendo que ganhou 10 buy-ins no dia anterior ou que perdeu uma viagem nice para a Europa. Você precisa entender que é necessário começar do zero, todos os dias!
Sim, existirão aqueles dias que será difícil dormir, bem como aqueles que a euforia se torna mais evidente, mas acredite, no longo prazo, sessões individuais não fazem a menor diferença em nossa carreira. Quanto maior a amostragem, mais a linha da sua winrate mostra quem você realmente é dentro desse esporte.
Levando-se em consideração isto, fica evidente que ser profissional de poker é um dos trabalhos mais duros que existem, em virtude do quanto ele vai revirar com seu estado mental e psicológico. É vital, para sobreviver nessa selva, entender realmente como funciona o jogo, suas oscilações naturais, que existirão muitos e muitos dias de derrota e que você, nesses momentos, começara a duvidar de vários pontos em sua carreira. Acredite, todo profissional, em algum momento, passa por isso.
Portanto, trabalhe não somente a parte técnica, mas também a mental. Faça um esforço para compreender como realmente funciona poker no longo prazo e, o principal, mantenha sempre seus pés no chão, independentemente da fase em que estiver atravessando.