Não seja um robô jogando poker, pense!
Entre os anos 2000 e 2010, o esporte passou por exponencial crescimento e explosão de popularidade, principalmente por causa de transmissões em grandes canais esportivos (ESPN) dos principais torneios de poker ao redor do mundo, como o Main Event da WSOP – World Series Of Poker, e o EPT – European Poker Tour. Ainda, com o avanço tecnológico e uma farta disponibilidade cada vez superior de jogos online, através de sites com base em diversos pontos do planeta, ficou muito fácil e confortável praticar o jogo do sofá de casa, com o esporte acessível a qualquer pessoa que possua conexão com internet.
Este artigo tem como escopo alertar o jogador sobre um ponto importante para quem almeja sucesso no poker: pensar sobre o jogo, antes, durante e após as sessões.
O Poker é um jogo puramente intelectual e, como já mencionado neste artigo, verdadeiro e legítimo esporte da mente. Como tal, merece e deve ser praticado de forma que o jogador pense a cada ação tomada. Em tempos de multitable cada vez maiores, é nítido que diversos atletas, inclusive muitos bons e competentes, foquem cada vez mais em volume (muito em razão do alto rakeback em alguns aplicativos e sites de poker online). Não há problema nisso, desde que não ocorra diminuição e perda na qualidade do jogo.
Outro ponto importante, a fim de melhorar a qualidade do jogo para jogadores de cash games, não se tornando um robô e jogando de forma automática, é evitar jogar por muitas horas seguidas. É comprovado através de diversos estudos por todo o mundo, que o cérebro humano, com o passar das horas em atividade intelectual, passa a perder a capacidade de concentração e foco. Então evite ficar muitas horas jogando sem intervalos ou breaks. É muito comum vermos jogadores de elite em cash game online afirmando que dividem suas sessões em, normalmente, duas ou três horas, descansando e voltando para nova sessão, evitando jogar sessões mais longas do que isso. Portanto, visando manter a concentração e pensar sobre o jogo durante toda a sessão, evite jogar por mais de duas ou três horas seguidas. Vá subindo o tempo das sessões gradativamente, conforme for se sentindo confortável para isso. No poker, é muito importante que você se sinta confortável e confiante sobre o que está fazendo, logo, não force e não acelere o processo. Lembre-se: visão de longo prazo, sempre.
Portanto, é muito importante, antes de iniciar as sessões, separar um tempo para um warm up, que pode ser um review da sessão anterior, debate de mãos com jogadores que você conhece e respeita, ver vídeos de treinamento ou, até mesmo, acompanhar algumas mesas dos limites em que você joga, antes de se sentar nelas. Durante as sessões, mantenha o foco, do início ao fim. Ao perceber que está perdendo a capacidade de concentração e tomando decisões de forma mecânica, passe a fechar as mesas e encerrar a sessão. Após as sessões, muitos bons jogadores analisam as principais mãos que jogaram, independentemente de terem vencido ou não. Eles procuram erros e acertos, e pontos nos quais poderiam ter maximizado seu lucro ou minimizado as derrotas. O pré e o pós sessão diz muito sobre o tipo de jogador que você é e quer ser.
Por fim, lembre-se de sempre tentar praticar o jogo da forma que ele deve e merece ser jogado, como atividade puramente intelectual, pensando em cada ação tomada, analisando jogadas e postura de outros jogadores, entendendo a razão de cada ação na mesa, seja sua ou dos seus adversários.
Esperamos que este artigo tenha sido de grande valia para você, leitor.
Boa sorte, nos vemos nas mesas.
Jogue agora na maior casa de poker online do mundo, a PokerStars!
Conheça as melhores casas de apostas esportivas online!