United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

A importância da psicologia no poker

A importância da psicologia no poker

A importância de entender os aspectos psicológicos do poker.

por Academia   |   Comentários 0
domingo, abril 30 2023

Como bem sabemos, o poker é um esporte da mente puramente intelectual, sendo devidamente reconhecido pelas mais diversas federações e confederações que regulam os esportes da mente ao redor do mundo, com praticantes em todos os lugares do planeta.
 
Faça parte do nosso canal no Telegram - Clicando AQUI!

Possuindo e mesclando fortes aspectos matemáticos, de raciocínio lógico e psicologia, é um jogo para pessoas pensantes, e versa sobre seres humanos, seus sentimentos e ideias.
 
Com centenas de milhares de praticantes nos quatro cantos do planeta, é um jogo global, cujas regras básicas são fáceis de serem aprendidas, entretanto, requer muita prática, estudo e dedicação para o domínio do jogo com maestria.

Confira todos os JOGOS DE HOJE e acompanhe ao vivo!
 
Este artigo visa abordar a importância de entender aspectos psicológicos básicos do jogo, tendo como público alvo jogadores e leitores de níveis iniciantes ou levemente intermediários.
 
Sabemos, como já mencionado neste artigo, que o poker mescla diversos nichos de conhecimento humano, tais como lógica, matemática e, o que nos interessa aqui, a psicologia.
 
De acordo com a literatura médica, de forma bem sucinta e clara, a psicologia é a área da ciência que estuda a mente humana, bem como o seu comportamento, suas interações com o ambiente físico, social e com outros indivíduos. A palavra tem origem dos termos psico (alma) e logía (estudo), logo, seria algo semelhante ao estudo da alma. A importância de se compreender aspectos básicos da psicologia para o sucesso no poker fica evidente, já que o esporte versa sobre pessoas, seus pensamentos e sentimentos na mesa, ao jogar.
 
É muito mais comum do que se imagina vermos excelentes jogadores, tecnicamente falando, não obtendo sucesso em suas carreiras por não entenderem a psicologia por trás do jogo, tendo reiterados problemas de tilt, falta de concentração e compreensão do que se passa ao seu redor, inclusive por não se conhecerem o suficiente e não controlarem suas emoções enquanto jogam. Infelizmente o poker é um jogo que envolve muito ego, principalmente com jogadores novatos e inexperientes. Desta forma, é relativamente comum vermos jogadores que não entendem a natureza do jogo bravos e irritados, culpando a má sorte por seus fracassos e resultados ruins.
 
Antes de mais nada, entenda que você é o único responsável pelo seu sucesso ou fracasso no jogo, e independentemente de resultado de curto prazo, o longo prazo coloca tudo em seu devido lugar, fazendo com que bons jogadores vençam e maus jogadores percam. Qualquer coisa distante disso, não corresponde à verdade em poker.
 
Entenda que você é o único que pode controlar suas emoções em uma mesa de poker, mas para que isso ocorra, você precisa, antes de mais nada, ser sincero consigo mesmo sobre vários pontos, como: em que nível de jogo eu estou? Quão bom ou ruim sou em poker? Eu me dedico a estudar o jogo o suficiente? Eu tenho resultados sólidos a curto, médio e longo prazo? Eu não deixo com que sentimentos interfiram em minhas decisões? Enfim, diversos são os questionamentos que um jogador de sucesso deve fazer a si mesmo com frequência.
 
Existem diversos livros de autoajuda e sobre questões psicológicas que podem trazer imenso impacto positivo ao seu jogo, portanto, além de estudar poker através de materiais técnicos, é altamente recomendado que se busque leitura, ainda que básica, sobre noções mínimas de psicologia e o funcionamento do cérebro humano, principalmente no tocante à tomada de decisões e controle de emoções.
 
Como bem sabemos, o poker é um jogo de informações incompletas, portanto, para a melhor tomada de decisão, mão após mão, são necessárias algumas coisas, como: deixar de lado as emoções e pensar na situação da forma mais lógica possível; não tornar o poker um jogo de caça a determinado ou determinados jogadores, lembrando que você não senta na mesa para provar quem é o melhor, mas para ganhar dinheiro; e entender o porquê de você estar tomando cada decisão, afinal, no poker, toda a ação ou omissão precisa ter uma base lógica e racional. Aquele call, aquele fold e aquele blefe, precisam ter todo um arcabouço lógico fático que o sustente e o embase, do contrário você estará jogando de forma aleatória, sendo o fracasso o único destino final.
 
Portanto e por fim, foque em estudar os aspectos psicológicos do jogo, tome o tempo necessário para pensar em cada decisão, saiba o porquê de cada jogada que você e os outros jogadores fazem na mesa. Acredite, fazendo isso você já estará na frente da grande maioria dos jogadores de poker.
 
Esperamos que este artigo ajude em sua evolução enquanto jogador de poker.
Nos encontramos nas mesas, boa sorte!

Jogue agora na maior casa de poker online do mundo, a PokerStars!

Conheça as melhores casas de apostas esportivas online!


dicas poker, psicologia poker, tutorial poker

Comentário (0)