Sugestões importantes para gerenciamento de bankroll para cash games.
Esse artigo é referente ao gerenciamento de bankroll em cash games, presumindo que o jogador/leitor tenha conhecimento mínimo e básico do jogo.
Antes de mais nada, bankroll é o valor total que o jogador possui para destinar aos jogos que joga e/ou pretende jogar. Em síntese, de forma bem clara, é o caixa que o jogador dispõe.
Inicialmente, falaremos sobre gerenciamento de bankroll para jogos de cash game em Texas No Limit Hold’em. Aqui, temos um jogo que em tese tem menos variância do que outras modalidades atualmente praticadas. Em Hold’em No Limit, um adequado gerenciamento de bankroll vai estar diretamente interligado aos jogos que o jogador joga, ou seja, o quão duros ou fáceis eles são, à forma como o jogador lida com oscilações de buy ins (o valor em fichas que o jogador entra na mesa para jogar) e, por fim, à sua taxa de winrate naqueles jogos em uma amostragem decente, que sirva para a correta averiguação do quão vencedor se é, ou não é.
Traremos aqui uma gestão de banca conservadora, como cremos que deva ser feita para jogadores de cash game sérios. Acreditamos que, para jogos de níveis mais fáceis, algo em torno de pelo menos 40 buy ins seja o suficiente. Entretanto, uma série de regras devem ser cumpridas pelo jogador. Chegando em 30 buy ins do limite, aconselharíamos a fazer move down (descida para o limite inferior ao que se vem jogando). Chegando a 60 buy ins no limite que se está jogando, aconselharíamos a dar shots (tiros) no limite de cima, para iniciar a adaptação e ver como se sai em jogo de nível superior (ao menos em tese).
Tenha em mente que descer de limites é algo extremamente normal, e os melhores jogadores do mundo o fazem quando sentem necessário. Jamais deixe o ego falar mais alto, seja rígido quanto à proteção de sua banca e desça de limite sempre que necessário. Em jogos de Hold’em No Limit mais difíceis, trabalhe com, no mínimo, 50 buy ins.
A segunda modalidade de cash games que vem sendo muito jogada, atualmente, até mais do que o Hold’em No Limit, é o PLO5, ou Pot Limit Omaha Five Cards. Com o advento dos aplicativos de celulares, a modalidade se tornou verdadeira febre no Brasil, trazendo consigo uma infinidade de novos jogadores ávidos por aprender e praticar a modalidade.
PLO5 é um jogo em que a variância, sem a menor sombra de dúvidas, é muito superior ao Hold’em No Limit. Muito embora o jogo pareça ser mais soft (fácil), a variância deve sempre ser levada em consideração pelo jogador. Com equidades muito próximas, se faz necessário muito volume e adequada table selection para ser lucrativo, sem falar no quanto é necessário estudo e prática.
Cremos que, para que se leve o jogo a sério, qualquer coisa abaixo de 50 buy ins é irresponsável. É muito comum vermos excelentes jogadores falando em downswings de 50, 60 e até mais buy ins. Acreditamos que o ideal, para limites mais baixos e jogos mais fáceis, é que o jogador trabalhe sua gestão de banca em um range de 80-100 buy ins.
Muitos jogadores sérios e competentes falam em 150 ou até mais buy ins para os jogos que se joga regularmente, para que não se tenha dores de cabeça e nem se jogue com alguma pressão financeira, o que concordamos completamente.
Portanto, tenha como regra, para jogos de PLO5, ter muitos buy ins para os jogos que pretende jogar. Lembre-se que as oscilações nesse jogo, para cima e para baixo, são brutais e extremamente comuns, sendo normal vermos bons jogadores falando em sessões de 10 ou mais buy ins down.
Se você quiser obter sucesso no poker, seja cauteloso e extremamente disciplinado com seu bankroll. Foque em fazer o bolo crescer de forma consciente e gradativa.
Boa sorte, nos vemos nas mesas.
Jogue agora na maior casa de poker online do mundo, a PokerStars!
Conheça as melhores casas de apostas esportivas online!