“Sem concluir, os times de São Paulo não podem participar do Campeonato Brasileiro”.
Recentemente o governador João Doria do estado de São Paulo soltou a informação de que os clubes do estado não podem fazer parte do Campeonato Brasileiro de Futebol antes de encerrar o Campeonato Paulista de Futebol (Paulistão).
Na coletiva realizada na segunda-feira, Doria comunicou que ainda não há nenhuma data prevista para a volta do Paulistão, campeonato o qual foi suspenso na primeira fase, restando duas rodadas para o encerramento da mesma. A análise geral é de que para concluir o calendário, faltaria ainda seis dias para encerrar as partidas até as finais do campeonato.
Por outro lado, como foi anunciado, o Campeonato Brasileiro já está com a data de retorno para os dias 8 e 9 de agosto, de acordo com a própria CBF.
"Se não me engano, faltam três rodadas para concluir o campeonato. Sem concluir, os times de São Paulo não podem participar do Campeonato Brasileiro. Estamos levando em conta também isso, os aspectos de saúde e o protocolo que assinamos com a Federação Paulista de Futebol, e esta, por sua vez, com todas as equipes da primeira divisão" - Comentou Dória na coletiva.
Mas há um lado positivo por vir ainda, o governador pretende se reunir com a Federação Paulista de Futebol na próxima semana para debater o futuro do futebol no estado.
"Até o final da semana que vem, no mais tardar, teremos uma posição relativamente à conclusão do Campeonato Paulista de Futebol".
O governador ainda relatou que a CBF não havia consultado o governo de São Paulo sobre realizar o Campeonato Brasileiro de Futebol. São Paulo conta com cinco times na série A: Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.
"Não houve consulta prévia ao Estado de São Paulo, mas aqui temos um bom entendimento com a Federação Paulista de Futebol, entendimento esse que prossegue".
Lembrando que desde o dia primeiro de julho, o governo de São Paulo, liberou os treinos para os clubes dentro do estado.
Em resposta, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu uma nota em seu site oficial, dizendo que: “Para preservar estas datas, os clubes concordaram em jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições".
Além disto "Essa decisão foi tomada em votação que contou com o apoio de 19 clubes da Série A, incluindo todos os de São Paulo" - Acrescentou a entidade máxima do futebol brasileiro.
CBF projeta séries A, B e C para agosto