
Para obter resultados satisfatórios nesse esporte, é necessário que se passem horas e horas grindando.
Conheço jogadores que não gostam de sessões longas, mas eu, e alguns dos maiores vencedores desse esporte, sabem que tudo se resume, basicamente, à horas e mais horas na mesa, e muitas mãos jogadas. Em síntese, você só vai fazer dinheiro de verdade no longo prazo impondo volume. Se, por um lado é equivocado traçar metas financeiras, do tipo, ganhar tanto por dia, semana ou mês, já que não podemos controlar o resultado de nossas sessões, por outro é muito interessante estabelecer um número mínimo de mãos jogadas, por dia, semana e mês. Para os jogadores de torneios, número mínimo de jogos também parece ser útil.
Portanto, se vamos passar tantas horas jogando, é necessário que nosso mindset esteja ajustado e acostumado. De nada adianta você estabelecer jogar 12 horas por dia, se estava acostumado a 3 horas. De nada adianta você estabelecer 10k/hands semana se joga mil mãos nesse período. Se comprometer com metas concretas e passiveis de serem alcançadas, é o primeiro passo para um planejamento vencedor. Vá subindo gradativamente o número de mãos jogadas e de horas dedicadas ao grind. Lembre-se que estudar e debater mãos faz parte do processo, sendo a ferramenta mais importante para sua evolução como player. Contratar um coach, sem sombra de duvidas, é a forma mais rápida de evoluir nesse jogo. É o tipo de investimento se paga rapidamente, em poucas seções.
Se nosso foco é poker online, ir aumentando o número de mesas também é uma valiosa forma de aumentarmos nosso volume. Eu, particularmente, nunca jogo menos de três mesas simultaneamente. Comece jogando uma, depois abra a segunda, e conforme for se sentindo confortável, mais e mais mesas. Mas não se esqueça de um detalhe importante: jamais deixe o número de mesas atrapalhar a qualidade de seu jogo. Da mesma forma, se sentir que não está jogando seu A-Game em virtude do tempo de grind, pare. Não jogar quando não estamos em nossas melhores condições, certamente é uma forma de aumentar a winrate à longo prazo. Eu mesmo, às vezes, e após horas de sessão, me dou conta que não estou jogando de forma aceitável. Fecho as mesas e encerro na hora.
Já no poker ao vivo, não existem muitas opções, é basicamente sentarmos a mesa e jogarmos nosso A-Game o máximo de tempos que pudermos. A vantagem que vejo aqui, é o fato do field live ser mais soft, o que certamente nos desgasta mentalmente menos. Eu me acostumei a fazer, frequentemente, sessões de 12, 14, 16 e ate mais de 20 horas. Dificilmente sento em uma mesa de poker ao vivo, se não tiver total disponibilidade de tempo para jogar por muitas horas. Acredite, jogar com tempo pré-determinado, é uma ótima forma de ter uma péssima sessão e perder dinheiro, por várias razões que falarei em um artigo futuro.
Portanto, se você quer entrar na seleta lista de vencedores no poker, prepare-se para jogar muitas mãos e horas. Impor volume é tão importante quanto dominar os conceitos mais basilares de nosso esporte.
Daniel Dornelles
Os prós e contras do poker online e live