Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

Palpites Fernando Verchai - Domingo (23/02)

Palpites Fernando Verchai - Domingo (23/02)
Palpites Fernando Verchai - Domingo (23/02)
por Fernando Verchai   |   Comentários 0
quinta, fevereiro 20 2025

Palpites - Fernando Verchai FC para este domingo

GANHE PRÊMIOS EM DINHEIRO! Participe do Concurso de Palpites!
Clique aqui: https://www.academiadasapostasbrasil.com/contests/contest/academy

23/02 - 11:00 - Campeonato Inglês - Norttingham Forest X Newcastle
Ambas marcam - Sim
Odd: 1.58

23/02 - 14:00 - Campeonato Italiano - Empoli X Atalanta
Ambas marcam - Sim
Odd: 1.90

23/02 - 15:30 - Campeonato Alemão - Hoffenheim X Stuttgart
Ambas marcam - Sim
Odd: 1.45

23/02 - 16:45 - Campeonato Francês - Lyon X Paris Saint-Germain
Ambas marcam - Sim
Odd: 1.44

23/02 - 18:30 - Campeonato Paulista - Inter de Limeira X Santos
Vitória do Santos
Odd: 1.65

 



Qual o cenário de liberação e proibição do gramado sintético pelo mundo? 
 
Nos últimos dias, vários jogadores se juntaram em um movimento contrário ao uso do gramado sintético nos estádios do futebol brasileiro. Isso levantou muitas discussões e debates sobre como essa mudança se daria e, também, sobre como é a situação dos gramados no mundo a fora. As principais ligas do futebol mundial também já debateram ou então debatendo o assunto e isso vem trazendo muitas divergências sobre a qualidade dos campos, o custo de manutenção e sua influência no desempenho do jogo. 
 
Mas algo deve ser ressaltado, nos campeonatos mais valorizados do planeta o uso de grama artificial é restrito. Todos os clubes que disputam as primeiras divisões de Inglaterra, Espanha, França, Itália e Alemanha utilizam grama natural ou pelo menos híbrida (quando se pode ter algum material sintético na composição do gramado natural). 
 
Por exemplo, na Espanha, a partir de 2031, os clubes não poderão instalar novos campos de grama artificial com partículas de enchimento considerados microplásticos de dimensão inferior a cinco milímetros. Na prática, o país não proíbe o uso de grama sintética, mas incentiva e define regras para a manutenção de gramados naturais ou híbridos dentro de um padrão de aceitação para jogos da LaLiga. Outro importante campeonato, o Italiano, também não proíbe o uso de grama sintética, mas nenhum clube usa esse tipo de material. Apenas o Cesena, com seu estádio Dino Manuzzi, tem gramado totalmente artificial, mas disputa a Série B italiana. 
 
Por outro lado, a Holanda recentemente vetou os gramados sintéticos e com isso todos os clubes da Eredivisie concordaram em padronizar os gramados naturais dos estádios a partir da temporada 2025/2026. Desde 2018, a Holanda incentiva com ajuda financeira a manutenção de gramados naturais. O movimento fez com que o Heracles, time fundado em 1903, mudasse para o gramado natural depois de 21 anos usando grama artificial em seu estádio. 
 
A Liga dos Campeões, principal competição de clubes do mundo, não veta o uso de gramado artificial em jogos válidos até a decisão do título. Porém, a final do torneio só pode ser realizada em grama natural. A exceção ocorreu na decisão do título da temporada 2007/08 entre Manchester United e Chelsea, que se enfrentaram no estádio Luzhniki, na Rússia, que possui grama sintética. 
 
Algo importante a ser citado é que os gramados sintéticos são mais comuns em países com climas extremos ao redor do mundo, seja de frio ou calor. Rússia, Ucrânia, Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita, por exemplo, possuem mais estádios com gramados sintéticos por causa da melhor possibilidade de manutenção. Vale lembrar que no Brasil, apenas dois clubes da Série A do Campeonato Brasileiro tem gramados sintéticos: Palmeiras e Botafogo. Na Série B, apenas o Athletico-PR usa esse tipo de grama, sendo que até 2015 tentou trabalhar com grama natural, mas nunca conseguiu atingir uma boa qualidade pois passa um rio embaixo da Ligga Arena. 
 
Gramados nas principais ligas europeias 
  • Premier League: grama natural ou híbrida (exceção para a disputa da FA Cup, já que gramado sintético é liberado para clubes a partir da 5ª Divisão); 
  • Série A (Itália): não há restrição, mas apenas um clube das Séries A e B utiliza gramado sintético; 
  • Bundesliga: grama natural ou híbrida 
  • LaLiga: não há restrição, mas clubes usam grama natural ou híbrida; 
  • League 1 (França): grama natural ou híbrida; 
  • Argentina: não há proibição, mas todos os clubes da primeira divisão usam grama natural ou híbrida;
  • Conmebol: segue a regra da Fifa; 
  • Champions League: não há restrição (final em grama natural).