
Alcaraz, Rune e Sinner prometem uma disputa acirrada nos próximos anos.
Mas o tempo, implacável como é com todos, foi modificando, gradualmente, as coisas. Ano passado, em 2022, o suíço Roger Federer resolveu se aposentar, após período relativamente longo inativo no circuito. O espanhol Rafael Nadal vem apresentando diversas lesões que o tem deixado mais tempo fora das quadras do que jogando. E, por fim, o único remanescente que segue jogando em alto nível, é o sérvio Novak Djokovic, atual número 1 o mundo. Ainda assim, precisamos admitir que este último, muito embora tenha ganho o primeiro Grand Slam do ano (Australian Open), não tem apresentado o nível de temporadas passadas. Aos 35 anos, parece que o tempo parece estar surtindo efeito na lenda viva do esporte.
Entretanto, como ocorre de tempos em tempos no esporte, grandes talentos vêm surgindo no tênis. Hoje, podemos apontar, sem qualquer medo, que temos três nomes que irão disputar nos próximos anos o posto de melhor tenista do planeta: o espanhol Carlos Alcaraz, o dinamarquês Holger Rune e o italiano Jannik Sinner. Naturalmente novos talentos podem surgir a qualquer momento e encantar os fãs do esporte, mas, ao menos a curto e médio prazo, parece muito claro que estes são os nomes que irão disputar os lugares mais altos do ranking da ATP.
O primeiro deles, é o espanhol Carlos Alcaraz. O jogador de apenas 19 anos, 1,83m e 76kg, nasceu na cidade de El Pamar, Espanha. Mesmo muito jovem, já possui cerca de quatorze milhões de dólares em premiações. Na verdade, somente nesta temporada de 2023, o prodígio já possui quase dois milhões e meio em dólares de premiações. O jogador possui 9 títulos de simples em sua carreira, sendo 3 somente neste ano. Nesta temporada o jogador soma impressionantes 23 vitórias e somente 2 derrotas. O atleta é atualmente o número 2 do mundo. Carlos Alcaraz é um jogador completo, apesar dos seus 19 anos. Com diversas conquistas impressionantes, o atleta não demonstra qualquer tipo de brecha em seu jogo. Forte mental e fisicamente, o espanhol tem tudo para ser o grande nome do esporte nos próximos anos.
O segundo tenista que faz parte do novo Big Three é o dinamarquês Holger Rune. O tenista nasceu em 29 de abril de 2003, tendo 20 anos de idade. Possui 1,88m e 77kg. É natural de Gentofte, Dinamarca. O jogador se profissionalizou em 2020, e de lá para cá vem arrasando no tour mundial. O jogador tem mais de quatro milhões de dólares em premiações na carreira, sendo mais de um milhão de dólares somente nesta temporada. Em 2023 o atleta tem 21 vitórias e 8 derrotas. Atualmente é o número 7 do mundo e possui 4 títulos de simples em sua carreira, sendo um neste ano. Rune é um talento raro, e joga bem em todos os tipos de superfície. Entretanto, parece muito nítido que o atleta precisa melhorar no aspecto mental, já que claramente perde a cabeça em alguns jogos, alternando bons e maus momentos em partidas importantes. Pelo fato de ser muito jovem, este problema provavelmente será trabalhado para os próximos anos por seus treinadores.
Por fim, mas não menos importante, o excelente tenista italiano Jannik Sinner, de 21 anos e nascido na cidade italiana de San Cândido. O jogador possui 1,88 e 76kg, tendo se profissionalizado em 2018. O jovem talento italiano já possui mais de oito milhões e meio de dólares em premiações, sendo quase dois milhões de dólares somente nesta temporada. Possui um total de 7 títulos de simples, sendo um deles nesta temporada. Neste ano de 2023 tem 26 vitórias e 6 derrotas. É atualmente o número 8 do ranking da ATP. O italiano Jannik Sinner é dos três tenistas citados, muito provavelmente, o que bate mais forte e faz a bola andar. O italiano performa bem em todos os tipos de superfície, mas o saibro é sua especialidade. O jovem prospecto possui uma mentalidade exemplar, apresentando rara maturidade para sua idade. Possui poucas brechas em seu jogo, precisando melhorar somente a constância nas partidas, já que as vezes diminui a intensidade.
Certamente estes são os grandes nomes do tênis que os fãs do esporte devem guardar, uma vez que são os atletas que irão dominar o esporte nos próximos anos. A mídia esportiva especializada já fala aberta e frequentemente neste novo Big Three, que deve, a cada temporada, se tornar mais dominante, como outrora foi o Big Three original. Nos resta aguardar o tempo agir e assistir a estes jovens gênios em ação.