O atleta Vinicius Júnior vem sofrendo ofensas racistas na Espanha.
Entretanto, não é por suas atuações exuberantes que o nome do atleta vem estampando as principais manchetes de notícias ao redor do mundo, mas sim pelos reiterados casos de racismo sofridos por ele. O último deles, ocorrido no último domingo, 21 de maio, no confronto entre Valencia e Real Madrid, parece ter sido o caso mais emblemático e triste até o momento. No Estádio Mestalla, em Valência, Vinicius Júnior foi vítima de insultos racistas, sendo chamado várias vezes de "macaco" por muitos torcedores do Valencia, com alguns deles imitando o animal para o atleta. Esse caso não é único e, infelizmente, está longe de ser isolado. Diversos atletas negros já sofreram com crimes de racismo na Espanha nos últimos anos.
A verdade é que Vinicius Júnior vem sendo vítima desse tipo lamentável de crime há muito tempo, nunca se omitindo, e relatando as agressões sofridas. Após a forte repercussão desse último caso, principalmente no Brasil, parece que as autoridades espanholas começam a abrir os olhos e dar a devida importância aos crimes. Desta forma, a polícia espanhola informou que, no caso ocorrido no Estádio Mestalla, em Valência, já localizou e prendeu três suspeitos por "ofensas racistas". Entretanto, eles foram soltos logo em seguida, mas terão que comparecer ao tribunal quando intimados para prestarem depoimento.
Já a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) informou que o árbitro de vídeo que atuava na partida entre Valencia e Real Madrid, Iglesias Villanueva, foi afastado e substituído na próxima rodada do campeonato espanhol, a La Liga. A atuação do árbitro de vídeo foi amplamente criticada pela imprensa esportiva, pois ele mostrou ao árbitro da partida apenas a repetição do gesto que resultou no cartão vermelho para Vinicius Júnior, sem exibir a jogada anterior de Hugo Duro, jogador do Valência.
Além do que foi mencionado, autoridades espanholas afirmaram que estão investigando e irão localizar novos criminosos para levá-los à justiça para que respondam pelos crimes.
O caso teve repercussão mundial, com diversos atletas e clubes dos mais variados esportes demonstrando solidariedade e apoiando Vinicius Júnior.