
Confronto entre Celtics e 76ers promete parar o mundo do basquete.
Após a derrota no primeiro jogo da série, onde o armador James Harden teve atuação fantástica, a franquia da cidade de Boston deu o troco nesta quarta-feira, 03 de maio, e empatou a série em 1-1. Com ótima atuação coletiva, os Celtics não deram a menor chance aos 76ers, dominando a partida do início ao fim. Do outro lado, tanto coletiva quanto individualmente o Philadelphia 76ers esteve muito abaixo do que pode produzir.
Após a conquista do troféu Michael Jordan, dado ao jogador eleito MVP da temporada, o camaronês Joel Embiid teve atuação apática e apagada, nem sequer lembrando as atuações individuais que o fizeram ser eleito o jogador mais valioso da temporada regular. O jogador teve apenas 15 pontos e 3 rebotes, sem nenhuma assistência. Desta forma, o Boston Celtics venceu a partida pelo elástico placar de 121 a 87, tendo vencido todos os quartos da partida.
Após a partida, durante a entrevista coletiva, quando questionado sobre o que havia achado da partida, Joel Embiid respondeu: “eu apenas acho que essa noite eles (Boston) fizeram muitos arremessos. Eles nos venceram em cada bola perdida e jogaram com mais garra do que nós. Não conseguimos executar o que queríamos e precisamos ser melhores do que hoje. Sabíamos que eles tentariam responder depois de vencermos o primeiro jogo da série e simplesmente não estávamos prontos o suficiente para hoje. Mas isso vai ser consertado para o próximo jogo.”
Sobre a lesão na perna que o deixou afastado do jogo 1, e como estava se sentindo para o restante da série, o camaronês respondeu: “hoje foi a primeira vez que eu realmente forcei minha perna nas duas últimas semanas. Mas eu evoluí muito e encontrei maneiras de cuidar de mim, então sei o que fazer. As vezes você somente se sente cansado, mas eu achei que esta noite estava bem, certamente ficarei melhor com o passar dos dias.”
Com o placar da série em 1-1 após dois jogos em Boston, o confronto segue completamente aberto e indefinido, e agora teremos dois jogos na cidade dos 76ers, Filadélfia.
Após excelente atuação na derrota no jogo 1, o All-Star Player Jasum Tatum teve atuação relativamente apagada no jogo 2. Com apenas 7 pontos e 7 assistências, o jogador ficou muito abaixo do que pode produzir e do que o Boston Celtics irá precisar dele para superar o Philadelphia 76ers se quiser seguir adiante na briga pelo título da temporada 22/23 da NBA. Em contrapartida, seu companheiro de equipe e também All-Star Player, Jaylen Brown teve atuação destacada, com 25 pontos, 3 rebotes e 4 assistências, o versátil jogador foi o melhor em quadra e o cestinha da partida.
A chave para o sucesso e para passar de fase das duas equipes parece muito claro. Enquanto o Boston Celtics necessita muito que seus dois principais jogadores subam de produção, o mesmo acontece com o Philadelphia 76ers. Note que devido à atuação destacada de James Harden no jogo 1, com impressionantes 45 pontos e 6 assistências, os 76ers acharam o caminho da vitória. Por outro lado, parece meio evidente que os Celtics possuem uma equipe mais coletiva do que a do seu adversário nesta série, e precisará melhorar a defesa, principalmente no garrafão, onde Joel Embiid faz ótimo trabalho, se quiser seguir adiante na competição.
Embora obviamente seja impossível prever, é óbvio que a franquia que passar neste duelo será a favorita na final de conferência, uma vez que na outra semifinal do oeste temos duelo entre New York Knicks e Miami Heat. Embora estas duas últimas franquias tenham suas valências, certamente estão abaixo do nível de Celtics e 76ers, conforme os próprios números da temporada comprovam.
Lembremos que o vencedor deste confronto, como acima mencionado, pega o vencedor de Miami Heat e New York Knicks, que coincidentemente tem a série empatada em 1-1 também.
Outro dado que chama atenção no confronto entre Boston e Celtics em um passado recente é o quanto os confrontos têm se caracterizado por serem parelhos. Assim, nas últimas 10 vezes que as equipes se enfrentaram, o Boston teve leve vantagem, já que venceu em 6 oportunidades, contra 4 dos 76ers. Nos confrontos ocorridos somente neste ano, novamente equilíbrio entre os times, mas novamente com leve vantagem para os Celtics, que venceram três duelos contra dois dos 76ers.
Por fim, resta muito claro que o duelo segue em aberto, não somente pelo fato da série estar empatada em 1-1, mas principalmente pela qualidade e nível técnico das franquias serem muito semelhantes.