A mais famosa, poderosa e assistida do esporte em todo o mundo.
As franquias que integram a MLB são divididas em duas ligas, a Liga Americana e a Liga Nacional, cada uma com 15 times. Cada equipe joga um total de 162 jogos durante a temporada regular, que geralmente começa em março ou abril e termina em setembro ou outubro. As equipes com os melhores registros em cada liga se classificam para os concorridos playoffs, que culminam na famosíssima World Series, a série final da MLB.
O beisebol é um dos esportes que mais respeita suas tradições e origens em todo o mundo, e na MLB não é exceção. O jogo é conhecido por sua complexidade estratégica, bem como por suas estatísticas extremamente detalhadas. Os jogadores de beisebol são frequentemente avaliados com base em suas estatísticas, como média de rebatidas, home runs e média de corridas impulsionadas. Na verdade, é comum nos esportes americanos, como beisebol, basquetebol e futebol americano, que os atletas sejam muito avaliados por suas estatísticas individuais e coletivas.
A MLB possui amplo hall de jogadores famosos e verdadeiras lendas do esporte, como Babe Ruth, Jackie Robinson, Willie Mays, Hank Aaron, Derek Jeter, Mike Trout e muitos outros. Alguns dos times mais famosos da liga incluem o New York Yankees, Los Angeles Dodgers, Boston Red Sox, Chicago Cubs, San Francisco Giants e os atuais campeões da MLB, os Houston Astros.
No geral, a MLB é um esporte emocionante e muito popular, com uma grande base de fãs em todo o mundo e crescendo a passos largos no Brasil.
Sobre as regras do esporte, mais especificamente da MLB, podemos citar, de forma suscita e resumida, as regras a seguir.
Campo de jogo: O campo tem formato de um diamante ou “V”, com bases em cada ponta. A distância entre as bases é de 27,43 metros. O campo é dividido em duas partes, o campo interno e o campo externo.
Número de jogadores: Cada equipe tem nove jogadores no campo, incluindo um lançador, um receptor, um primeira base, um segunda base, um terceira base, um shortstop e três jogadores externos.
Duração do jogo: Um jogo consiste em nove entradas. Cada equipe tem a oportunidade de jogar na defesa e no ataque. Se após nove entradas o jogo estiver empatado, jogos adicionais são jogados até que um time vença. Após as nove entradas, não é comum que ocorram empates, embora as partidas da liga estejam a cada temporada mais equilibradas.
Batida: O objetivo do time que está atacando é fazer pontos batendo a bola e correndo pelas bases. O batedor deve tentar rebater a bola dentro dos limites do campo e correr pelas bases. Se a bola for rebatida fora do campo, é considerada uma falta (ou "strike").
Corridas: O objetivo do time em ataque é marcar corridas. Uma corrida é marcada quando um jogador percorre todas as quatro bases e retorna à base inicial. O time com mais corridas no final do jogo vence.
Lançamento: O lançador deve tentar jogar a bola dentro da zona de strike para que o batedor tente bater a bola. Se o lançador jogar a bola fora da zona de strike, é considerada uma bola. Se o lançador jogar três bolas antes de jogar duas faltas, o batedor recebe uma base livre.
Substituições: Os times podem fazer substituições a qualquer momento durante o jogo. Os jogadores substituídos não podem retornar ao jogo.
Essas são algumas das principais regras da MLB, mas existem outras regras que governam o jogo. As regras da MLB são estabelecidas pela Major League Baseball e são aplicadas em todos os jogos da liga profissional de beisebol nos Estados Unidos e Canadá. Desta forma, é importante enaltecer que outras ligas e o beisebol em outros países podem possuir regras diversas das aqui descritas. Entretanto, na imensa maioria dos locais e nas principais ligas disputadas ao redor do mundo, estas são as regras que são aplicadas.