Finais de conferência na NBA prometem jogos do mais alto nível.
Os Denver Nuggets chegam a esta final após eliminarem o Minnesota Timberwolves nas quartas de final da conferência em cinco jogos. Nas semifinais, a vítima foi o forte Phoenix Suns, que era comandado pelos craques Kevin Durant, Devin Booker e Chris Paul, em seis jogos. Com campanha irretocável, os Nuggets chegam a esta final de conferência como leve favoritos.
Já o tradicional Los Angeles Lakers teve um caminho um pouco mais longo, já que teve que jogar o play-in, onde passou pelo Minnesota Timberwolves em um jogo difícil, decidido na prorrogação, pelo placar de 108 a 102. Após este jogo, a equipe ganhou confiança e cresceu em produção. Nas quartas de final da conferência, eliminaram a embalada e promissora equipe do Memphis Grizzlies em seis jogos, apesar de diversas polêmicas fora das quadras por declarações de Dillon Brooks e JA Morant. Nas semifinais, passaram pelos atuais campeões da NBA, Golden State Warriors, dos craques Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green, também em seis jogos.
Durante a temporada regular, Lakers e Nuggets se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada equipe, demonstrando o equilíbrio que deve marcar as finais de conferência. Em 26 de outubro de 2022, os Nuggets venceram por 110 a 99. Em 30 de outubro e 17 de dezembro de 2022, a vitória ficou com a equipe de Los Angeles, pelos placares de 121 a 110 e 126 a 108, respectivamente. No único duelo deste ano, ocorrido em 09 de janeiro, os Nuggets venceram novamente, por 122 a 109.
As bancas de apostas ao redor do mundo dão leve favoritismo na série aos Denver Nuggets, embora muitos especialistas e parte considerável da imprensa esportiva especializada acreditem que o Lakers deva levar a melhor. De qualquer forma, temos uma certeza: teremos uma série final do mais alto nível técnico.