
STJD suspende oito jogadores suspeitos de manipulação de resultados.
Diante das novas informações, o STJD determinou a suspensão temporária de oito jogadores até a conclusão das investigações da Operação Penalidade Máxima. Segundo o relatório, o zagueiro Eduardo Bauermann, do Santos, está entre os atletas suspeitos. Conforme relatos, o Santos rescindiu o contrato com o jogador na última terça-feira.
“O Santos Futebol Clube informa que, diante dos fatos relacionados a operação Penalidade Máxima 2, o Clube suspendeu preventivamente o contrato de trabalho do atleta Eduardo Gabriel dos Santos Bauermann, que permanecerá afastado de suas atividades.” - informou o Santos.
É importante ressaltar que as investigações do Ministério Público de Goiás acusaram seis dos oito jogadores de manipulação de resultados. Além disso, os jogadores Kevin Lomonaco (Bragantino) e Moraes (Juventude) admitiram terem participado de esquemas de manipulação de resultados e se tornaram testemunhas no caso. Até o momento, 15 jogadores foram mencionados na Operação Penalidade Máxima.
Após análise, os jogadores estão sendo acusados com base nos artigos 243 e 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. De acordo com as informações, esses artigos mencionam que é considerado uma infração "atuar deliberadamente de modo prejudicial à equipe que defende". Diante disso, os jogadores podem ser penalizados com multas de até R$ 100 mil e suspensão no esporte, que pode variar de um a dois anos.
JOGADORES SUSPENTOS POR MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS
Onitlasi Junior Moraes Rodrigues (“Moraes”), da Aparecidense/GO, ex-Juventude;
Gabriel Ferreira Neris, o Gabriel Tota, do Ypiranga-RS, ex-Juventude;
Jonathan Doin, que se apresenta como Paulo Miranda, hoje no Náutico e ex-jogador do Juventude;
Igor Aquino da Silva (Igor Cariús), Sport, ex-jogador do Cuiabá;
Matheus Phillipe Coutinho Gomes, ex-Sergipe;
Fernando Neto, do São Bernardo, ex-Operário-PR;
Kevin Lomónaco, do Bragantino.”
JOGOS QUE ESTÃO SENDO INVESTIGADOS
10/9/2022 – Palmeiras 2×1 Juventude (tentativa de manipular um atleta do Juventude a levar cartão amarelo);
5/11/2022 – Santos 1×1 Avaí (tentativa de manipular atleta do Santos a levar cartão amarelo);
5/11/2022 – Red Bull Bragantino 1×4 América-MG (tentativa de manipular atleta do Red Bull Bragantino a levar cartão amarelo);
5/11/2022 – Goiás 1×0 Juventude (tentativa de manipular dois atletas do Juventude a levarem cartão amarelo);
6/11/2022 – Cuiabá 1×1 Palmeiras (tentativa de manipular um atleta do Cuiabá a levar cartão amarelo);
10/11/2022 – Botafogo 3×0 Santos (tentativa de manipular um atleta dos Santos a levar cartão vermelho).
Campeonato Paulista
8/2/2023 – Guarani 2×1 Portuguesa (tentativa de manipular para atleta ser punido com cartão amarelo).
Campeonato Goiano
12/2/2023 – Goiás 2×0 Goiânia (aliciamento para que o Goiânia tivesse derrota parcial ao final do primeiro tempo, que terminou 2 a 0).
Campeonato Gaúcho
11/2/2023 – Esportivo 0x0 Novo Hamburgo (manipulação de atleta do Novo Hamburgo a cometer pênalti; houve pênalti para o Esportivo, que desperdiçou a cobrança);
12/2/2023 – Caxias 3×1 São Luiz (manipulação para atleta do São Luiz cometer pênalti; houve pênalti a favor do Caxias durante o jogo).
Campeonato Mato-Grossense
11/2/2023 – Luverdense 0x2 Operário de Várzea Grande (tentativa de manipular para garantir determinado número de escanteios durante a partida).”
JOGADORES QUE ESTÃO SENDO INVESTIGADOS
Gabriel Tota (Ypiranga-RS)
Victor Ramos (Chapecoense)
Igor Cariús (Sport)
Paulo Miranda (Náutico)
Fernando Neto (São Bernardo)
Matheus Gomes (Sergipe)”
JOGADORES CITADOS PARA INVESTIGAÇÕES
Richard (Cruzeiro)
Nino Paraíba
Dadá Belmonte (América-MG)
Kevin Lomonaco (Red Bull Bragantino)
Moraes Jr. (Juventude)
Nikolas Farias (Novo Hamburgo)
Jarro Pedroso (Inter de Santa Maria)
Nathan (Grêmio)
Pedrinho (Athletico-PR)
Bryan García (Athletico-PR)”