Série final entre Heat e Celtics inicia na quarta-feira, 17 de maio.
A vantagem do mando de quadra será dos Celtics, por terem melhor campanha na temporada regular. O caminho da franquia de Boston até aqui começou eliminando o Atlanta Hawks de Trae Young em seis jogos. Já nas semifinais da conferência (e quarta da final da liga), os Celtics bateram o fortíssimo Philadelphia 76ers de Joel Embiid e James Harden em sete jogos. Nesta série, os Celtics estiveram muito próximos da eliminação, já que perdiam a série por 3-2 e, jogando na Filadélfia, perdiam o jogo seis por nove pontos ao final do terceiro quarto. Entretanto, conseguiram a virada e levaram a decisão para Boston. No jogo sete, Jayson Tatum teve uma atuação épica, colaborando para a vitória com 51 pontos, recorde na história da liga para um jogador em jogo sete de playoffs.
Já o Miami Heat teve um caminho mais longo, uma vez que precisou passar pelo Chicago Bulls no play-in. Com a vitória, enfrentou nas quartas de final da conferência o Milwaukee Bucks, que possuía a melhor campanha geral da primeira fase da competição e era amplo favorito na série. Entretanto, com atuações memoráveis de Jimmy Butler, o Heat eliminou a franquia liderada pelo grego Giannis Antetokounmpo em somente cinco jogos, gerando a grande surpresa da competição até aqui. Já nas semifinais de conferência, bateram o New York Knicks em seis jogos, com relativa facilidade e total controle na série.
Para as finais de conferência, é necessário admitir que o Boston Celtics é o grande favorito, conforme comprovam as cotações nas maiores casas de apostas ao redor do planeta. A equipe que possui os ótimos Jayson Tatum, Jaylen Brown e Marcus Smart, e é tecnicamente superior à franquia de Miami. Ainda assim, o Miami Heat de Jimmy Butler, Bam Adebayo e Kyle Lowry tem mostrado não se importar em ser o azarão de suas séries e cresceu muito de produção nos playoffs, principalmente no ataque, um dos pontos fracos da equipe durante a maior parte da competição.
Por fim, as equipes se enfrentaram quatro vezes durante a temporada regular da competição, com duas vitórias para cada franquia.