Federação Catarinense de Futebol se pronuncia sobre investigações de manipulações.
Diante desse caso, a FCF se pronunciou a respeito e classificou a Operação Penalidade Máxima, promovida pelo Ministério Público de Goiás, como "brilhante". Além disso, revelou que está "agilizando ações" para combater irregularidades em jogos de todas as divisões do futebol catarinense.
Portanto, a FCF comentou a respeito da situação do futebol brasileiro, observando o seguinte: “Com a certeza de que as manipulações de resultados ou simples ações que interferiram na lisura de um jogo abalam o valor comercial e moral do futebol, a FCF está agilizando ações que visem um trabalho de amparo aos seus clubes filiados e combata, por mínimos que sejam, os indícios de qualquer irregularidade em jogos de todas as divisões do futebol catarinense.”
Diante disso, a Federação Catarinense de Futebol mostrou-se totalmente aberta a colaborar com as autoridades e adotará sistemas eficientes de monitoramento e apuração de fatos que possam indicar indícios de irregularidades.
É importante destacar que nos últimos dias vários clubes revelaram o afastamento de jogadores, alguns até mesmo suspensos do futebol brasileiro. Após análise, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou nesta semana a suspensão de oito jogadores suspeitos de envolvimento em manipulações de resultados. Além disso, o STJD confirmou que seis jogadores foram acusados de participar efetivamente dessas manipulações e conta com dois jogadores como testemunhas nesses casos: Kevin Lomonaco (Bragantino) e Moraes (Juventude).
NOTA COMPLETA DA FCF:
Com a certeza de que as manipulações de resultados ou simples ações que interferiram na lisura de um jogo abalam o valor comercial e moral do futebol, a FCF está agilizando ações que visem um trabalho de amparo aos seus clubes filiados e combata, por mínimos que sejam, os indícios de qualquer irregularidade em jogos de todas as divisões do futebol catarinense.
Qualquer risco de manipulação de resultado ou que fira a lisura das disputas, ameaça à integridade do futebol e ataca diretamente a expressiva maioria das pessoas que fazem desse esporte a maior paixão nacional e que gera imensurável valor econômico para a nossa sociedade.
Sabemos que a integridade do futebol está na pauta das discussões, e que se torna indispensável a nossa participação, subsidiando as autoridades públicas e esportivas na missão de punir quem está envolvido ou se envolver em qualquer ato ilícito que comprovado, aponte seus responsáveis.
Nosso Norte é a capacitação de pessoal e a aplicação de sistemas eficientes de monitoramento e apuração de fatos que indiquem indícios de irregularidades.
Para tanto colocamos à disposição das autoridades competentes, a estrutura administrativa, operacional e jurídica da Federação Catarinense de Futebol, com o intuito de ampliar a proteção aos nossos clubes e exterminar este jogo sujo que macula o nosso futebol.
Balneário Camboriú, 15 de maio de 2023,
Rubens Renato Angelotti
Presidente da FCF”