
Alemão está entre os 20 melhores do mundo desde 2017.
Em sua última partida, pelas oitavas de final do ATP Masters 1000 de Madrid, o alemão foi eliminado de forma avassaladora pelo prodígio espanhol Carlos Alcaraz, que venceu a partida por 2-0, parciais arrasadoras de 6-1 e 6-2. Como havia sido vice-campeão do evento no ano passado (perdendo a final para o mesmo espanhol), o tenista alemão irá perder importantes pontos no ranking da ATP, saindo do top 20 mundial pela primeira vez desde 2017.
Atualmente na posição de número 16 do ranking da ATP, é esperado que o jogador vá cair, no ranking atualizado da próxima semana, para a posição de número 22 do mundo.
A queda no ranking, de certa forma, era esperada, tendo em vista que o atleta segue em recuperação após gravíssima lesão, e nitidamente precisa readquirir a confiança em seu físico e em seu jogo. Não é segredo algum que talento e qualidade não faltam ao atleta, e é esperado que tão logo retome seu melhor nível, suba rapidamente no ranking da ATP. Em suas últimas dez atuações, o tenista teve 5 vitórias e 5 derrotas, sendo a maioria destas para atletas com ranking bem inferior ao do alemão.
O tenista nasceu em 20 de abril de 1997, em Hamburgo, na Alemanha, tendo se tornado profissional em 2013. O atleta tem 1,98m e 90kg. Possui, em sua carreira, mais de trinta e três milhões de dólares em premiações, com 19 títulos de simples e dois de duplas. Em junho de 2022, pouco antes de sua lesão, o tenista chegou ao posto mais alto que já alcançou no ranking, se tornando o número 2 do planeta naquela oportunidade. Tem como treinadores o tenista aposentado Sergi Bruguera e seu pai Alexander Zverev, de quem herdou o nome.
Por fim, o tenista alemão ainda não informou, após a eliminação em Madri para Carlos Alcaraz, qual será o próximo evento em que irá participar.