
Equipes já classificadas para a próxima fase dos playoffs da NBA.
O primeiro confronto das quartas de final da competição se dá entre dois azarões. De um lado, temos o New York Knicks, que eliminou o favorito Cleveland Cavaliers em 5 jogos. Do outro lado temos talvez a maior zebra desses playoffs até aqui, o Miami Heat, que eliminou, também em cinco jogos, a equipe que teve a melhor temporada regular da NBA, o Milwaukee Bucks, do superastro grego Giannis Antetonmkompo. Nesta série, devemos ter jogos extremamente equilibrados, entretanto, é esperado que o Miami Heat, do craque Jimmy Butler, avance.
O segundo confronto das quartas de final é entre duas equipes que tem total condição de título nesta temporada, o Boston Celtics dos astros Jasum Tatum e Jaylen Brown, e o Philadelphia 76ers, de Joel Embiid e James Harden. Enquanto os Celtics bateram o Atlanta Hawks em 6 jogos, os 76ers não deram a menor chance aos Nets, vencendo os 4 jogos disputados. Os favoritos neste confronto são os Celtics, mas uma equipe com o potencial ofensivo dos 76ers jamais pode ser considerada uma zebra.
O terceiro confronto das quartas de final se dá entre Denver Nuggets e Phoenix Suns. Os Nuggets chegam às quartas após baterem o Minnesota Timberwolves em 5 jogos. Sob o comando do MVP Nicola Jokic e do ótimo Jamal Murray, a equipe fez excelente temporada regular e vem mantendo o nível na pós-temporada. Do outro lado, o ataque mais letal da NBA, o Phoenix Suns, dos craques Devin Booker, Kevin Durant e Chris Paul, além do pivô DeAndre Ayton. Este é, possivelmente, o confronto das quartas com o mais alto nível técnico, sendo de dificílima previsibilidade. Ainda assim, para não ficarmos em cima do muro, cremos que o Suns tenha leve favoritismo.
Por fim, temos o já classificado Los Angeles Lakers, dos All Stars LeBron James e Anthony Davies, aguardando o vencedor entre Sacramento Kings e Golden State Warriors, que até a produção deste artigo ainda não tinham jogado o jogo 7, decisivo da série. Independentemente de quem passe, parece que o Lakers será o leve favorito, tendo em vista o crescimento de produção recente da franquia de Los Angeles, que despachou o Memphis Grizzlies na rodada anterior em 6 jogos.