Brasileiros da FURIA terão CT em Malta!
A notícia foi confirmada pelo próprio CEO da FURIA, Jaime Pádua, que revelou a novidade durante a edição da recente ESL em Malta. O novo Centro de Treinamento da FURIA será em Mellieha, ao norte de Malta. Além disso, Pádua disse que o CT terá mil metros quadrados e comportará as equipes de CS:GO e R1. Segundo o revelado, haverá um investimento, no primeiro semestre, de em torno de 130 mil euros.
Em análise, o CEO da FURIA revelou o seguinte: “a decisão foi tomada após a FURIA constatar uma maior eficiência em ter uma estrutura na região ao invés de contar com soluções temporárias”. Além dessa questão, Pádua aproveitou para agradecer o governo de Malta, pois irá auxiliar a FURIA no investimento do CT. Portanto, o CEO da FURIA ainda aproveitou para comentar sobre o compromisso que irá firmar com Malta.
“Gostaria de expressar nossa gratidão ao governo de Malta por sua assistência em facilitar nosso investimento neste belo país. Seu compromisso em criar um ambiente amigável e garantir que nossa organização tenha tudo o que precisa para ter sucesso nos levou à fácil decisão de estabelecer uma instalação em Malta.”
O ministro da Economia de Malta, Silvio Schembri, celebrou o Centro de Treinamento da FURIA em Malta. O ministro da Economia de Malta disse que a expansão da organização brasileira em Malta é o reflexo do governo maltês em se comprometer com o setor dos esportes eletrônicos.
“Acreditamos no potencial dos eSports. Esta é uma indústria que vale US$ 1,2 bilhão em escala global e continua. Não muito tempo atrás, tínhamos um sonho, uma visão para posicionar Malta como um centro de eSports de pleno direito. Estamos cumprindo essa ambição e podemos dizer com orgulho que nossa visão agora está dando frutos.”
Enquanto Malta recebe a organização da FURIA de braços abertos e ainda investe no Centro de Treinamento, no Brasil, os eSports ainda são vistos como entretenimento. Em análise, a atual ministra do Esporte no Brasil afirmou que os eSports não são considerados esportes.
Em janeiro deste ano, Ana Moser, após entrar no comando do cargo de ministra do Esporte, falou para o público sobre o setor de eSports, dizendo: “A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. "Ah, mas o pessoal treina para fazer". Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte.”
Após isso, a comunidade dos eSports repudiaram a fala da atual ministra do Esporte, assim como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que pontuou o seguinte: “Rio, capital dos esports! O Rio reconhece o esports como uma importante modalidade de esporte e que traz consigo os princípios mais importantes da prática esportiva como disciplina, foco, inclusão social e competição.”
No entanto, a ministra do Esporte no Brasil manteve a sua postura, dizendo: “Qual o sentido de usar o Ministério do Esporte como protagonismo nesse tema? Qual a questão de sedentarismo e saúde pública que a França tem para resolver? E no Brasil, qual a prioridade?”