Devido ao falecimento da Rainha, o esporte britânico está de luto.
O Palácio de Buckingham declarou uma nota de 10 dias de luto nacional, o que fora confirmado por Charles, príncipe de Gales, que agora deverá assumir o reinado de Elizabeth II. Uma das primeiras organizações de eventos esportivo, a Autoridade Britânica de Corrida de Cavalos, foi a público dizer: “Todas as corridas britânicas estão de luto hoje após o falecimento de Sua Majestade, a Rainha”.
Em sequência, a Autoridade Britânica de Corridas de Cavalos ainda acrescentou: “Sua Majestade foi uma das maiores e mais influentes apoiadoras na história das corridas de cavalos. Sua paixão pelo turfe brilhou ao longo de sua vida” [...] “É correto, portanto, que todas as corridas sejam suspensas por hoje e amanhã, quando entramos de luto para lamentar a morte de Sua Majestade e a lembrar sua extraordinária vida e contribuição para nosso esporte e nossa nação.”
Por fim, Joe Saumarez Smith, presidente da Autoridade Britânica de Corridas de Cavalos, informou: “O turfe tem uma dívida incalculável de gratidão, não apenas pela dedicação e compromisso de Sua Majestade com o esporte, mas por sua defesa pública do mesmo.”
Além de Smith, outros nomes importantes do esporte britânico foram a público comentar sobre o falecimento de Rainha Elizabeth II. Por exemplo, o campeonato da PGA optou por suspender todos os jogos do dia, após a notícia do falecimento de Elizabeth II. A nível de curiosidade, nesta sexta-feira deveria acontecer uma partida entre Inglaterra e África do Sul, mas imediatamente foi cancelada, devido à opção do Conselho de Críquete da Inglaterra e do País de Gales.
A Premier League também declarou que está “profundamente entristecida” com a perda da Rainha Elizabeth II. Em nota, o campeonato inglês de futebol salientou: “Nossos pensamentos e condolências estão com a Família Real e todos ao redor do mundo lamentando a perda de Sua Majestade.”
Além disso, a Premier League ainda acrescentou em sua nota: “No encontro desta sexta, os clubes pagaram um tributo à majestade Rainha Elizabeth II. Para honrar a sua vida extraordinária e contribuição à nação, e em sinal de respeito, a rodada da Premier League deste fim de semana foi adiada.”
Vale mencionar que o campeonato da English Football League também revelou a suspensão de suas próximas rodadas. Dessa forma, o final de semana ficará sem o futebol da EFL.
Já o clube de futebol, Manchester United, que teve que disputar uma partida com o Real Sociedad momentos após o falecimento da monarca, foi a público homenagear a Rainha Elizabeth II. Em manifestação, o clube inglês revelou: “O Manchester United compartilha a tristeza de toda a nação após o anúncio do Palácio de Buckingham sobre a morte de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II” [...] “O clube reconhece sua imensa contribuição à vida pública, incluindo o esporte, tanto aqui no Reino Unido, em todo o Commonwealth, como ao redor do mundo.”
Outro grande nome do futebol, no caso, o Tottenham, não deixou o momento passar em branco e declarou: “O Tottenham Hotspur se une à nação em luto pela morte de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II.O Clube gostaria de estender suas condolências a todos os membros da Família Real neste momento triste.”
Além disso, o Arsenal também prestou suas homenagens, dizendo: “Lamentamos profundamente o falecimento de Sua Majestade a Rainha. Junto com muitos de nossos apoiadores hoje, teremos tempo para lamentar e refletir sobre a vida incrível e o serviço dedicado de Sua Majestade.”