Veja uma breve explicação sobre as diferentes divisões de peso dentro do UFC.
Portanto, para que exista uma igualdade entres os lutadores, já que o tamanho e peso destes varia, o MMA, incluindo o UFC, possui divisões de categorias distintas, de acordo com o peso dos combatentes, e é justamente sobre isso que versa este artigo, abordar as diferentes categorias de peso dos atletas.
As categorias (ou divisões) de peso masculinas dentro do UFC se classificam da seguinte forma:
Peso-galo – até 61kg
Peso-pena – até 66kg
Peso-leve – até 70kg
Peso meio-médio – até 77kg
Peso-médio – até 84kg
Peso meio-pesado – até 93kg
Peso-pesado – até 120kg
Embora essas sejam as divisões de peso masculinas existentes atualmente dentro do UFC, em outras organizações existem algumas outras divisões de peso, que são: peso-átomo, peso-palha e peso superpesado. Entretanto, como já mencionado, ao menos por hora essas três divisões de peso são inexistentes dentro da maior organização do esporte no mundo.
Convém referir ainda que muito embora existam essas divisões de peso, pode ocorrer dos lutadores combinarem de lutar em um “peso casado”, que ocorre quando ambos os combatentes deixam escolhido, de comum acordo entre eles, até quanto de peso poderão ter no dia da pesagem. Embora não seja algo muito comum, para que ocorra esse tipo de combate é necessário a chancela do UFC, que normalmente não vê com bons olhos esse tipo de luta, optando, majoritariamente, para que os combates ocorram dentro das respectivas categorias de peso.
Um ponto interessante e curioso para o leitor, é que normalmente os lutadores pesam, no dia a dia, bem acima do peso da sua respectiva categoria. Logo, semanas antes do combate eles iniciam um processo chamado de “corte de peso”, onde, como o próprio nome diz, perdem peso de forma gradativa até baterem o peso necessário para o combate. Alguns lutadores chegam a pesar mais de 20kg (vinte quilos) acima de suas respectivas categorias de peso.
A pesagem oficial dos lutadores ocorre 24 horas antes do início do evento, ou seja, eles sobem na balança para medirem seu peso oficial um dia antes do início do evento em que irão atuar. Não raramente, vemos lutadores não batendo o peso necessário, e nesse caso o UFC tem o poder de cancelar ou adiar o combate. Cabe ao desafiante, no caso, o lutador que bateu o peso nesse cenário, decidir se pretende manter ou não o combate contra o lutador que não atingiu o peso correto. Em caso de não bater o peso na data estipulada, o atleta tem corte de valores na sua bolsa de pagamento.
Por fim, de tempos em tempos o UFC realiza o que chama de “super lutas”, que é quando casa lutas entre lutadores de elite que não estão na mesma divisão de peso. Nestes casos, as lutas ocorrem na divisão de um dos lutadores, ou eles combinam um peso casado, exclusivamente para aquele combate. Embora antigamente essa prática não fosse frequente, vem ganhando popularidade entre os amantes do MMA.
Esperamos que este artigo tenha ajudado o leitor a entender melhor o funcionamento das diversas categorias de peso dentro do UFC.