
Na Colômbia, Coljuego promoveu operação contra operadoras de jogos ilegais, e apreendeu equipamentos.
A operação para combater as operadoras de jogos ilegais na Colômbia teve como foco os departamentos de Risaralda e Quindío. Durante esse período, a Coljuego em conjunto com as autoridades da Colômbia apreendeu 159 peças de equipamentos para jogos ilegais, 55 máquinas caça-níqueis, 100 cadeiras de bingo e quatro módulos referentes às apostas esportivas.
A Polícia Nacional da Colômbia, que esteve em parceria com a Coljuego para combater as operadoras de jogos ilegais no país, irá multar os responsáveis pelas operadoras em COP 4,8 milhões. Além disso, é válido ressaltar que os equipamentos utilizados pelas operadoras foram devidamente apreendidos pela autoridade responsável.
Essa abordagem operacional da Coljuego em conjunto com a Polícia Nacional da Colômbia é um reflexo do comprometimento que a entidade reguladora de jogos do país está tendo pela integridade do território colombiano. De acordo com a Coljuego, essas operações estão sendo feitas em todo o território da Colômbia para combater as irregularidades, que não contribuem com a indústria de jogos de forma legal e não geram recursos para prezar pela saúde dos cidadãos colombianos.
Visto isso, a Coljuego já vem trabalhando em alternativas para os cidadãos colombianos desfrutarem do setor de entretenimento de jogos. De acordo com a própria entidade, há um convite para que os colombianos procurem locais e portais que possuem autorização da Coljuego para aproveitarem o mercado de jogos e prezarem pelo Jogo Responsável. Além disso, a entidade regulamentadora também possui um histórico de empresas que garantem prêmios regularizados.
É importante dizer que o mercado de jogos na Colômbia continua sendo totalmente controlado pelo Estado, onde as operadoras que desejam operar na região devem solicitar uma autorização do governo para receber suas respectivas licenças. No entanto, segundo a própria constituição da Colômbia, a atividade de jogos só pode ser usada para os fins sociais. Com vista nessa constituição, a Coljuego revelou que as máquinas apreendidas durante a operação não apresentaram nenhum direcionamento para os fins sociais da Colômbia.
Apesar dessa situação, o setor de jogos da Colômbia vem sofrendo um crescimento significativo desde 2016. Desde o período em questão, a Colômbia vem legalizando diversos setores de jogos online, e isso resulta numa crescente positiva para o país.
Após isso, em 2021, durante o período pandêmico, a Coljuego legalizou os setores de bingo online, raspadinhas online e jogos instantâneos. Portanto, há diversas formas de acessar o mercado de jogos na Colômbia.
Coljuegos
A entidade responsável pela regulamentação dos jogos na Colômbia, Coljuegos, foi criada no dia 3 de novembro de 2011, a partir do Decreto 4142. Na ocasião, a Coljuegos começou a operar como uma empresa vinculada ao Ministério das Finanças e Crédito Público da Colômbia. Dessa forma, a Coljuegos passou a operar definitivamente no dia 16 de abril de 2012.Desde então, a Coljuegos trabalha com a missão de gerar confiança para os consumidores do mercado de jogos e para a sociedade. A função da entidade é transmitir o máximo de transparência possível sobre os repasses que são designados para os serviços de saúde pública. Além disso, a Coljuegos também é a entidade que opera na emissão de regulamentação para os jogos de sorte e azar, exploração e administração da modalidade.