
A empresa EA Sports revelou mudanças no nome FIFA para 2023.
Embora a empresa tenha chamado o jogo de EA Sports FC, o nome será temporário, pois a EA divulgará o novo nome da franquia somente nos próximos meses, ou até mesmo no ano que vêm. Sendo assim, a desenvolvedora de jogos apenas salientou que o novo simulador de futebol será uma “nova era empolgante”.
Em comunicado, a EA Sports disse: “No próximo ano, EA SPORTS FC se tornará o futuro do futebol da EA SPORTS. Ao lado de nossos mais de 300 parceiros de licença em todo o esporte, estamos prontos para levar as experiências globais de futebol a novos patamares, em nome de todos os fãs de futebol em todo o mundo.”
Além disso, a empresa desenvolvedora do FIFA mencionou que o novo simulador de futebol irá seguir os mesmos padrões já conhecidos pelos jogadores, assim como o Ultimate Team, Pro Clubs e VOLTA Football. No comunicado, a EA salientou:
“Nosso portfólio exclusivo de licenciamento de mais de 17.000 jogadores, mais de 700 equipes, mais de 100 estádios e 30 ligas nas quais investimos por décadas ainda estará lá, exclusivamente no EA SPORTS FC. Isso inclui parcerias exclusivas com a CONMEBOL Libertadores, a Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A, MLS.”
As mudanças pela parte da EA se devem ao fim da parceria entre a empresa com a entidade de futebol da FIFA. Vale lembrar que durante o final de 2021 a desenvolvedora de jogos já havia se mostrado interessada em escrever um novo capítulo de seu simulador de futebol sem a presença da FIFA.
“Estamos dedicados a reinvestir significativamente no esporte e estamos empolgados em trabalhar com um número grande e crescente de parceiros para expandir novas experiências autênticas que trazem alegria, inclusão e imersão a uma comunidade global de fãs. Não vejo a hora de compartilhar mais detalhes sobre esses planos nos próximos meses.”
Entretanto, antes de iniciar a nova jornada a EA disse que a parceria com a FIFA, que começou em 1993, permanecerá por mais um ano. Sendo assim, ainda haverá um FIFA 23, mas a partir disso, as coisas irão mudar.
“Estamos comprometidos em garantir que o próximo FIFA seja o melhor de todos os tempos, com mais recursos, modos de jogo, conteúdo da Copa do Mundo, clubes, ligas, competições e jogadores do que qualquer FIFA lançado anteriormente.”
Após esse comunicado, diversos dirigentes de ligas foram a público comentar sobre o assunto, como no caso de Richard Masters, executivo-chefe da Premier League. Em sua fala, o dirigente disse o seguinte: “EA SPORTS é uma valiosa parceira de longo prazo da Premier League, e esperamos continuar trabalhando juntos na nova era da EA SPORTS FC.”
Além disso, Javier Tebas, presidente da LaLiga, disse: “A EA SPORTS representa o auge das experiências interativas de futebol hoje e no futuro, e estamos honrados em continuar trabalhando com eles, como temos feito há mais de 20 anos. Estamos comprometidos em fazer parceria com a EA SPORTS FC para fornecer uma experiência inovadora e autêntica e crescer o amor pelo futebol juntos, em todo o mundo e nos próximos anos.”
Enquanto isso, Donata Hopfen, CEO da Bundesliga, salientou: “EA SPORTS é uma parte estabelecida e valiosa do mundo do futebol, e estamos empolgados com tudo o que está por vir como resultado de nossa parceria inovadora. Estamos ansiosos para ver a Bundesliga e a Bundesliga 2 incorporadas à EA SPORTS FC.”
Já Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da UEFA, comentou: “Com um compromisso compartilhado de servir os fãs de futebol em todo o mundo, esperamos continuar nossa parceria com a EA SPORTS FC para fornecer aos jogadores experiências autênticas no jogo com as competições de clubes que eles amam.”
Por fim, Juan Emilio Roa, diretor comercial da CONMEBOL, aproveitou para enfatizar: “Conectar fãs de futebol com seus clubes, jogadores, competições e amigos por meio de experiências digitais é o ápice do futuro do fandom de futebol, e estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a EA SPORTS FC para oferecer essas experiências imersivas aos fãs de todo o mundo”.