Após suspeita de uso do “bug do coach”, treinador brasileiro tem seu banimento retirado pela ESIC.
No entanto, é importante dizer que a punição de peacemaker aconteceu enquanto o brasileiro ainda atuava como treinador pela organização dinamarquesa da Heroic. No episódio em questão, peacemaker esteve envolvido no esquema do “bug do coach” e ficou banido de participar de Major como treinador oficial ou de campeonatos vinculados à ESIC.
Apesar dessa situação, o brasileiro peacemaker conseguiu recolher provas e comprovar que em momento algum havia usado o “buch do coach” para beneficiar seus jogadores da Heroic. Peacemaker se pronunciou em seu Twitter sobre essa questão.
Em nota, peacemaker disse que assim que percebeu o “bug do coach”, em tela, se desconectou imediatamente da partida, porém o mesmo problema continuou acontecendo. Peacemaker afirmou que o bug só foi desaparecer no round seguinte, e não usou dos benefícios para passar informações privilegiadas a seus colegas.
Depois da ESIC ter tomado a atitude de banir o treinador, peacemaker passou a colaborar com as investigações, e conseguiu comprovar a sua inocência no caso. Segundo o recolhimento de informações, a ESIC comprovou que o treinador brasileiro não passou vantagem aos jogadores através do “bug do coach”, mas informou que o treinador deveria ter avisado a equipe técnica e o árbitro do campeonato.
Após a situação ter sido resolvida, peacemaker disse que um ex-analista da Ninjas in Pyjamas havia feito uma análise sobre o seu vídeo, onde observou cada detalhe da partida. Através dessa análise feita por Danny “mahone” Hsieh, ficou evidente que o treinador brasileiro não passou nenhuma informação para a sua equipe. E, devido a esse material, a ESIC deu voz à defesa do brasileiro.
Para entender o “bug do coach” é importante dizer que ele permite ao treinador ter diversas informações técnicas do confronto. Por exemplo, o “bug do coach” permite que o técnico tenha informações sobre os oponentes, como movimentação dos jogadores pelo mapa e status econômicos.
Embora tenha se passado quase quatro anos, somente agora peacemaker foi autorizado a tutorar alguma equipe dentro dos campeonatos de Major ou vinculados à ESIC. Esse havia sido o motivo de peacemaker não ter participado do PGL Major Antwerp 2022 ao lado de sua atual equipe, a Imperial.
No entanto, agora o treinador poderá estar presente ao lado da Imperial na edição da IEM Dallas 2022, que está previsto para o dia 30 de maio. Sendo assim, o treinador já deve estar nos preparos para embarcar no próximo campeonato de forma livre e inocentado.
Peacemaker
Dentre as equipes conhecidas no cenário, peacemaker já atuou como treinador pela Team Liquid, TYLOO, Heroic, MAD Lions, Complexity Gaming, Last Dance e Imperial. Atualmente, peacemaker está oficializado pela Imperial Esports.
Portanto, hoje o treinador está se preparando para o próximo campeonato de elite de CS:GO, no caso, o IEM Dallas 2022. Peacemaker atua ao lado de lendas como Gabriel “FalleN” e Fernando “Fer”. Confira a seguir a escalação da Imperial.
Imperial (Brasil): Gabriel “Fallen”, Fernando “Fer”, Vinícius “VINI”, Ricardo “boltz” e Lincoln “fnx”.