O melhor jogador do mundo de CS:GO, S1mple, discursou sobre o seu país, a Ucrânia.
Estando ao lado da organização Natus Vincere, o jogador aproveitou para fazer um discurso diante de centenas de pessoas no estádio da IEM Katowice 2022. Em sua fala, s1mple disse que não pode fazer nada sobre o assunto, mas continua rezando para que ambos os países encontrem a paz e não envolvam mais vítimas do que já envolveram. Portanto, s1mple apenas pediu por paz para todos, e enfatizou que todos devem "permanecer juntos".
Discurso completo do melhor jogador de Counter-Strike: Global Offensive:
"Primeiramente, eu não tenho muitas palavras para dizer, mas eu gostaria que vocês soubessem que os esports estão fora da política, e todos os jogadores de diferentes times não podem fazer nada quanto as decisões dos governos. Em minha carreira eu já joguei com jogadores ucranianos, russos, americanos e todos eles eram boas pessoas. Agora eu estou com os meus amigos, amigos de verdade, nós ganhamos e perdemos juntos, e todos nós só queremos paz para a Ucrânia e todo o mundo, todos estamos com medo. Temos que dar o exemplo nesse torneio para todo o mundo. Temos que permanecer juntos perante os nossos fãs, amigos e todos que estão assistindo, precisamos permanecer humanos. Obrigado por virem e espero que aproveitem o campeonato!"
Anteriormente a isso, s1mple já havia comentado sobre a situação que sua cidade natal está enfrentando. Segundo dados, s1mple é natural de Kiev, cidade que está sendo invadida pela Rússia. s1mple havia comentado: "Minha cidade está sendo bombardeada agora". O jogador já havia pedido por paz nas regiões, dizendo estar cansado de tantas notícias terríveis em sua região natal: "Por favor, por favor, parem. Eu não posso mais fazer isso. Todos nós precisamos de paz".
Mais tarde, o melhor jogador do mundo de CS:GO disse: "Choro quando penso na minha família e amigos em Kiev. Sou 'sortudo' por não estar em casa, mas vocês nem podem imaginar o quanto eu queria estar lá. Amanhã eu quero pensar na IEM Katowice somente. Não precisamos de arrependimento, precisamos de apoio. Obrigado a todos que se importam."
Além disso, a organização de s1mple, Natus Vincere, também foi a público comentar sobre a situação que a Ucrânia está enfrentando e deixou dito que é impossível, durante essa situação, fingir que está tudo bem no cenário e em demais lugares.
"Rússia atacou a Ucrânia. E agora hostilidades que tiram vidas humanas e destroem locais do nosso país. É impossível que durante esta guerra, a gente finja que está tudo bem. Não está. Estamos devastados. Nosso principal objetivo agora é cuidar da gente, nossos amados e estes que precisam de ajuda. Estamos todos juntos nesta. E juntos vamos superar isso."
Apesar da IEM Katowice 2022 estar mantendo seu cronograma de jogos, há problemas em demais eventos dos esportes eletrônicos. Por exemplo, o PGL Major Antwerp poderá ser adiado ou cancelado, pois o ministro da Bélgica comentou que irá proibir a entrada de jogadores russos na Bélgica.
Enquanto isso, a própria Riot Games precisou adiar os jogos do VCT EMEA, devido ao conflito da Rússia e Ucrânia. Além disso, as equipes Last Dance e MIBR, que estavam pela região, tomaram a decisão de retornar para a Polônia por segurança.