Cada jogador se enquadra em diferentes grupos de apostadores.
É bastante interessante você se identificar com algum grupo, pois assim poderá ter uma noção mais exata das suas escolhas e onde isso o levará. A mais comum e onde está situada a esmagadora “classe” de apostadores, é a que chamamos de recreativo. O interesse aqui é unir a emoção com a possibilidade de ganhar algum retorno financeiro, mesmo que o próprio jogador reconheça que não tem preparo adequado para isso. Ele aceita as probabilidades oferecidas pelas casas, pois na sua concepção aquele é o valor real para determinado evento ocorrer através das suas análises (mesmo que sejam de pouco ou quase nenhum embasamento). A curto prazo pode até dar certo, mas para ter ganhos consistentes não é o melhor caminho a percorrer.
Talvez o nível mais complexo de apostador é aquele em que os apostadores estabelecem suas próprias cotações e probabilidades de um evento ocorrer. Isso quer dizer que eles não se contentam apenas com as odds que as casas estão ofertando, pois vão atrás para saber se existem valores nestes números, e consequentemente possibilidades de tirar uma vantagem. A ideia é não apenas se igualar às condições que as plataformas possuem de estipular uma cotação, mas também ter certeza que é possível ter uma leitura mais completa e com informações precisas. Obviamente que eles representam uma pequena porcentagem na lista de apostadores espalhados pelo mundo, já que para isso se exige um nível bastante profissional ou muito próximo disso.
Um grupo semelhante ao citado acima são os que possuem a ideia de profissionalização, sabem a importância de agir como tal, mas executam de forma falha. Possuem conhecimento na teoria, adquirem certo preparo para implementar seu estilo, mas se perdem um pouco na hora de aplicar. Muitas vezes eles não possuem a leitura correta porque ganharam ou perderam. Nem sempre vencer uma aposta é total mérito seu, como também dar red não significa que tudo está errado. Infelizmente jogadores dessas características tendem a valorizar suas escolhas, colocando muitas vezes na conta do azar os resultados indesejados.
Eles estão no meio termo dos dois grupos citados primeiramente. Muitos buscam evoluir e vencer suas próprias falhas e dificuldades, entretanto outros ficam no caminho pois não possuem a crítica necessária para entender onde estão perdendo.
Muitos apostadores não entram muito neste estilo de tentar “vencer” uma casa de aposta em específico estabelecendo probabilidades mais interessantes, através de seus estudos. Ao invés disso, eles tentam equiparar mesmos eventos em diferentes casas, até encontrar onde e quais são mais eficientes e quais deixam espaços a serem explorados. Isso é bastante comum em esportes ou mercados não tão populares, já que nestes mercados existem equipes e sistemas altamente qualificados por parte das plataformas e empresas do ramo.
Ainda que o ideal seja haver um preparo técnico e psicológico para lidar com as apostas, ao menos conhecer seus limites e possibilidades de ganhos (e perdas) já é um caminho importante a ser seguido. A maior armadilha é você se identificar com algum grupo e agir como outro. Dessa forma, a análise das suas perdas, e até mesmo das vitórias pontuais, ficará um pouco rasa.
Ao contrário disso, buscando ter esse autoconhecimento, fica mais fácil identificar quais suas probabilidades e o que é preciso para evoluir e tornar-se lucrativo.