EA Esports pretende mudar o nome do FIFA.
"Nós investimos continuamente em parcerias e licenças que são mais significativas para os jogadores (...). O leque das nossas parcerias e nosso ecossistema de conteúdo licenciado vão nos permitir continuar a levar autenticidade sem igual nos nossos jogos de futebol, agora e por vários anos mais. À medida que olhamos para o futuro, estamos também explorando a ideia de renomear nossos jogos de futebol globais da EA Sports. Isso significa que estamos revisando nosso acordo de naming rights com a Fifa, que é separado de todas as outras parcerias e licenças de todo o mundo do futebol".
Após o anúncio de Weber, foi revelado que a FIFA manifestou o interesse de renovar o contrato com a EA Esports, porém pedindo um valor de US$ 1 mil milhão por um contrato de quatro anos com a EA Esports. Visto isso, a EA Esports teria que pagar um valor acima do que paga no atual contrato, que se encerra em dezembro deste ano.
Além da FIFA, a EA Esports também possui negócios com outras entidades do futebol. Como um dos exemplos, podemos citar a FIFPro, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, que dá autorização para a EA Esports usar atletas de 60 países. Além da FIFPro, a EA Esports também tem parcerias com a Champions League, Taça Libertadores, Premier League, LaLiga, Bundesliga e demais campeonatos importantes do futebol.
Na história do simulador de futebol da EA Esports, a empresa possui uma parceria com a FIFA que já dura quase trinta anos. O FIFA Internacional Soccer, criado em 1993, marcou uma revolução na indústria dos jogos de simuladores de futebol. Ano após ano, um lançamento de um novo FIFA era feito, o que resultou em um dos jogos mais bem-sucedidos na indústria dos games. Porém, agora o futuro do jogo de futebol da EA Esports pode passar por mudanças radicais.
Enquanto isso, a rival, KONAMI, que tinha seu simulador de futebol, o Pro Evolution Soccer, resolveu mudar os caminhos do seu jogo. Após revelar que o PES mudaria de nome, o simulador de futebol da KONAMI chegou ao mercado sob o nome de "eFootball". Além disso, a KONAMI realizou o lançamento do jogo disponibilizando-o de forma gratuita, ou seja, free-to-play.
Porém, o lançamento do eFootball foi um total desastre para a comunidade dos esportes eletrônicos. Diversos nomes conhecidos do ramo, como profissionais e jogadores, classificaram o "eFootball" como o pior jogo da Steam, resultando em um comunicado da Konami se desculpando pela situação.
Em uma nota extensa, a KONAMI salientou: "Nós sentimos muito pelos problemas e queremos garantir a todos que vamos levar essas questões a sério e nos esforçar para consertar essa situação atual".