Após novas restrições do governo, a China dispensou os jogadores menores de idade.
Essa nova restrição acabou causando problemas para os cenários competitivos de eSports. A segunda divisão da liga LDL de League of Legends teve que anunciar que seus jogadores menores de idade não poderão mais disputar o torneio. Através dessa nova restrição, a LDL teve que adiar seus jogos, incluindo suas semifinais e final. Os jogos que aconteceriam no dia 2, 3 e 7 desse mês, foram adiados para os dias 7 e 8, ressaltando que o combate pelo terceiro lugar da liga fora oficialmente cancelado.
A restrição resultou em uma série de jogadores dispensados. Segundo o site que detalha os membros dos clubes de League of Legends, diversos jogadores dos clubes Top Esports, Royal Club, Suning S, FPX Blaze e demais, tiveram que ser dispensados de seus trabalhos. Dentro disso, os jogadores 1xn, Wangxiao e Naiyou, dos clubes Joy Dream e Top Esports Challengers, respectivamente, tiveram que ser dispensados após se classificarem para os playoffs da LDL.
Visto isso, as novas restrições do governo chinês podem prejudicar também a liga de maior nome da China, a LPL, já que alguns jogadores menores de idade estão competindo no torneio. Entre outras coisas, essa nova medida tomada pelo país pode e irá afetar a busca por novos talentos e seus respectivos desenvolvimentos como profissionais de eSports.
Entenda as restrições
Na última segunda-feira (30), o governo chinês anunciou que estaria adotando uma série de restrições para os jogadores menores de idade. No decreto do governo, ficou especificado que os jogadores menores de 18 anos não poderiam jogar mais que três horas por semana em jogos online. Dessa forma, o anúncio dizia que os jovens poderiam jogar nos dias de sexta, sábado e domingo, entre os horários das 20h às 21h.No entanto, ficou esclarecido que durante o período de férias dos jovens, eles poderiam jogar 1 hora por dia. De acordo com o governo chinês, essa nova restrição é para evitar que os jovens acabem se "viciando" nos jogos online. Através dessa atitude, o governo optou por entrar em contato com as organizadoras de eventos e desenvolvedoras de jogos, para que elas pudessem ajudar o governo a impor essa nova restrição.
Sendo assim, o governo pediu para que as desenvolvedoras solicitassem documentos, registro facial e outros itens na hora que os jogadores fossem se cadastrar nos jogos. Vale mencionar que as empresas Tencent, Epic Games, Blizzard, Activision, Garena e Riot Games, já adotaram esse sistema de limitação para seus jogadores na China. No país, essas empresas já usam o sistema de reconhecimento facial para impedir que jogadores menores de idade ultrapassem o limite permitido pelo governo.
Vale mencionar, que embora a China tenha adotado essa nova restrição nos tempos de hoje, não foi a primeira vez que o governo chinês impôs restrições para os jogos. Anteriormente, a China havia declarado que jogadores menores de idade só poderiam jogar pelo período de uma hora e meia durante a semana. Já em feriados, o governo declarou que os jogadores poderiam jogar por até três horas. Na época, os jogadores menores de idade também não poderiam jogar no período entre 22h e 8h.