Após semanas de debates, o governo sueco deu sinal verde para o próximo Major de CS:GO.
Faça parte do nosso canal no Telegram - Clicando AQUI!
Segundo informações, as autoridades do governo sueco conseguiram flexibilizar suas restrições para os jogadores que irão disputar o campeonato. Segundo o governo, a definição da situação foi de "pessoas envolvidas em competições de elite", finalmente reconhecendo o Major de Counter-Strike: Global Offensive como um campeonato de porte de elite. Através disso, os atletas que testarem negativo para a COVID-19, terão livre acesso para entrar na Suécia para competir no Major.
Não deixe de conferir os jogos de hoje, na Academia das Apostas Brasil!
O Ministro do Interior da Suécia, Mikael Damberg, comentou que a medida tomada pelo governo sueco é de tentar flexibilizar novas possibilidades de realizar eventos internacionais de elite relacionados aos eSports. Entre outras coisas, o Ministro ainda afirmou que o governo pretende realizar demais eventos do mesmo padrão no país: "A exceção adotada pelo governo é importante para aumentar as possibilidades de sediar eventos internacionais de elite nos esports e eventos similares na Suécia".
Apesar do governo ter dado sinal verde para o Major acontecer, ainda há algo a ser discutido: os espectadores. Segundo informações, o governo autorizou a capacidade máxima de apenas 300 espectadores, mas a própria PGL já demonstrou interesse que esse limite seja expandido para o Major ser realizado em Estocolmo. Sendo assim, a PGL informou que o governo sueco tem um prazo de até 15 de setembro para conseguir ampliar essas restrições, já que os ingressos do campeonato já estão sendo vendidos desde o dia 16 de agosto.
Para comentar a respeito da realização do evento, Amanda Lind, Ministra de Cultura e Democracia da Suécia, falou o seguinte: "Estou feliz que essa decisão agora abre a possibilidade de sediar eventos internacionais de esports mesmo durante a pandemia. A Suécia é há muito tempo uma líder nos esports, que é uma posição que pretendemos preservar".
Apesar da notícia ter sido positiva, a PGL já informou que caso o governo não atenda suas necessidades para realizar o Major de CS:GO, a organizadora já tem outros planos em mente. Vale lembrar que anteriormente o governo sueco não reconheceu o Mundial de CS:GO como um evento de elite, e não iria sediar a competição no momento. Sendo assim, demais países da Europa já haviam demonstrado interesse em sediar a competição, assim como a PGL já havia informado o desejo de realizar o Mundial na Romênia.
Além disso, ainda há a questão da realização do campeonato Mundial de DOTA 2, o The International. O campeonato, que também estava previsto para acontecer na Suécia, se viu sofrendo com diversos impasses e optou por migrar para Bucareste, na Romênia. Por conta disso, a PGL, que já via demonstrado interesse em realizar o Major na Romênia, pode seguir o mesmo caminho caso o governo sueco não consiga atender as necessidades do evento.
O PGL Major Stockholm está previsto para acontecer no período de 23 de outubro a 7 de novembro. A organizadora já informou que a disputa contará com 24 equipes em busca da fatia de US$ 2 milhões. Com isso, o desejo da PGL é realizar a competição na Avicii Arena, onde a capacidade é de 13 mil lugares para espectadores.