Passando por uma crise financeira, a organização da Schalke 04 põe sua vaga à venda na LEC por milhões.
As informações foram reveladas pela própria Schalke 04, através de um anúncio em suas redes sociais. Segundo a entidade, a necessidade de vender a sua vaga na competição é um dos efeitos colaterais que a pandemia causou ao redor do mundo, incluindo um rebaixamento no time de futebol no Campeonato Alemão, a Bundesliga. Em um dos anúncios, a Schalke 04 informou o segundo: "Enquanto o Schalke 04 teve um crescimento fenomenal no ramo de Esports, especialmente na LEC, a pandemia de covid-19 e o rebaixamento no campeonato alemão trouxeram consequências financeiras massivas ao clube, deixando a gerência sem opções."
Dessa maneira, a organização da Team BDS, da Suíça, se interessou pela vaga da Schalke 04 na LEC, sendo que a organização possui times dentro dos jogos Fortnite, Rainbow Six Siege, Rocket League, FIFA, Trackmania, Valorant e League of Legends. Por enquanto, a equipe de LoL ainda está na França, onde faz parte da liga La Ligue Française. Vale mencionar que o atual mid-laner da BDS na liga francesa é um português conhecido como "Xico", que já atuou pelo manto da equipe brasileira RED Canids nos anos de 2017 e 2018. Apesar disso, ainda não se tem informações se a BDS irá manter ou ter um novo elenco na LEC no ano de 2022.
A Schalke 04 tem uma boa história com a LEC, marcando presença desde a segunda etapa de 2016. A organização também passou pelo sistema de Franquias da Riot Games no ano de 2019, onde a Schalke 04 teve de investir cerca de 8 milhões de euros para garantir a sua vaga na LEC.
Embora só agora a venda tenha sido anunciada, os rumores sobre a Schalke 04 estar enfrentando uma forte crise começaram a ganhar força em fevereiro deste ano. Segundo informações reveladas, a Schalke 04 já acumulava uma dívida de quase 200 milhões de euros, algo acima de 1 mil milhão de reais na conversão atual.
Incluindo outros fatos, houve também a saída de Clemens Tönnies, presidente da Schalke 04 na época. Além disso, também aconteceu um surto de covid dentro de uma das propriedades de Clemens Tönnies, ocasionado um escândalo e um agravamento da crise financeira da organização.
Com o anúncio da venda de sua vaga na LEC, a história da Schalke 04 chega ao fim no cenário competitivo. Acumulando cinco anos de experiência nas competições, incluindo até o vice-campeonato da LEC de 2018, a Schalke 04 se manterá no campeonato até o fim do ano. Após fechamento da segunda etapa da LEC 2021, a organização dirá adeus ao campeonato. No momento, a Schalke 04 ocupa a nona colocação na tabela do segundo split da LEC 2021, possuindo apenas duas vitórias e cinco derrotas amargas no currículo.