O jogador Danilo Avelar foi penalizado pelo Corinthians por racismo.
Após tomar conhecimento, o time de futebol do Corinthians foi a público mostrar a posição tomada referente ao jogador. Segundo o Timão, o clube de futebol encerrará o vínculo com o zagueiro Danilo Avelar, como uma medida cabível ao ato repudiado. Em nota, o Corinthians explicou que: "O Sport Club Corinthians Paulista informa que está em contato com o atleta Danilo Avelar e seus representantes a fim de discutir e formalizar as medidas cabíveis para o encerramento do vínculo. O Corinthians reafirma que repudia toda e qualquer manifestação de conotação racista, coerentemente com sua história de defesa da igualdade e da democracia".
O OCORRIDO
No ocorrido, que aconteceu durante uma partida de Counter-Strike: Global Offensive, Danilo Avelar estava utilizando o nome de "D.A35" e insultou um dos jogadores, dizendo: "fih de uma rapariga preta". Após isso, um dos jogadores reconheceu o atleta do Corinthians e disse "Só podia ser o danilo avelar. Jogador do Corinthians". Depois do caso se tornar público, o perfil de Danilo Avelar na Steam teve sua foto e nome de usuário trocados.Já no dia seguinte, na quarta-feira, o atleta tomou um posicionamento e pediu desculpas, afirmando estar envergonhado do que havia dito. Segundo a nota do jogador, Danilo Avelar disse o seguinte:
"Fala, Galera.
Venho aqui falar com vocês sobre injúria de conotação racial que tem rolado pelas redes sociais atrelado ao meu nome.
Antes de mais nada, quero admitir o meu erro. O que escrevi durante a partida não condiz com o que penso e o que vou ensinar a meu filho.
Todos sabem que eu jogo CS:GO e, em uma partida, fui ofendido por um jogador estrangeiro na minha condição de brasileiro. Perdi a cabeça, mas infelizmente, piorei a situação: cometi o erro grave de escrever a um adversário uma frase de conotação racista.
Errei, falei e me envergonho muito disso. Na nossa sociedade temos que abolir qualquer forma de racismo.
Gostaria de me desculpar com todos, sem exceção, mas sobretudo com a comunidade afrodescendente. De coração aberto, estou disposto a fazer desse erro um aprendizado honesto e integral.
Este caso me abriu os olhos para este grave problema em nossa sociedade. A reflexão que fica é que devemos fazer mais para combater o racismo com vigor e urgência, sem brechas nem exceções.
Também quero me desculpar com o Corinthians, uma instituição que desde sempre prega a luta pela igualdade, com a Fiel torcida e meus companheiros de equipe.
Reitero, uma vez mais, que meu histórico e meu caráter não condizem com o que escrevi e que estou disposto a crescer, melhorar e mudar.
Abraços,
Danilo Avelar"
Entre outras penalidades, o atleta também foi banido da Cliseum, plataforma a qual Danilo Avelar estava quando ofendeu o outro jogador. Até mesmo o Bomba Patch veio a público notificar que o jogador Danilo Avelar estaria sendo banido do jogo.
A versão de futebol modificada desde o Winning Eleven 10 (PES 6), costuma trabalhar com mods do jogo de futebol e tem a autonomia de adicionar e excluir jogadores. Excluindo o jogador Danilo Avelar do jogo, o Bomba Patch tornou público o seguinte: "Danilo Avelar está banido do Bomba Path! Racismo NÃO!"