Vice-presidente do COI afirmou: Olímpiada 2021 serão disputadas em meio à pandemia do Covid-19.
“Vão acontecer com ou sem Covid. Os Jogos vão começar em 23 de julho do ano que vem. Os Jogos seriam os Jogos da Reconstrução após a devastação do tsunami (em referência ao desastre natural em 2011). Agora serão os Jogos que conquistaram a Covid, a luz no fim do túnel” - disse John, em uma entrevista.
Coates ainda afirmou que foi feito um enorme esforço pelas autoridades japonesas para que os hotéis do evento estivessem disponíveis nas datas dos jogos.
“Antes da Covid, (o presidente do COI) Thomas Bach disse que estes eram os Jogos mais preparados que já vimos. As venues estavam quase terminadas, agora estão terminadas, a vila é incrível, todos os arranjos no transporte, tudo está bom. Agora foi adiado em um ano, o que virou uma tarefa monumental em termos de assegurar tudo, renegociação de contratos, hotéis, patrocínios, direitos de transmissão...”
Avaliação de 2021
“O trabalho deles agora é olhar para todas as medidas que serão necessárias para os Jogos serem realizados. Alguns países terão (a Covid) sob controle, alguns não. Teremos atletas vindo de lugares em que está controlado e outros de onde não está. São 206 países. Então é uma tarefa gigante em andamento no lado japonês.”
Portanto, ao que tudo indica, a Olímpiada 2021 será realizada com ou sem coronavírus.