Nesse artigo mostraremos a importância de precificar nas apostas esportivas; aproveite e leia com atenção!
Muitos apostadores que estão iniciando acabam se perguntado como descobrir se há discrepância ou não em um determinado mercado. Essa pergunta é simples e de fácil entendimento, pois basta achar a probabilidade para aquele evento acontecer e ver se realmente é a probabilidade que a casa de aposta está lhe oferecendo.
Contudo, para achar essa probabilidade é necessário avaliar uma série de critérios desses eventos, sendo considerado o momento das equipes, desempenho, mando de campo, necessidade de vitória, nível técnico das equipes e desfalques. A partir de uma análise completa, o apostador poderá basear-se para chegar a uma determinada probabilidade para que aquele evento venha acontecer.
Mas afinal, é importante saber precificar um determinado evento? Sim, com toda certeza, o mais importante para um apostador ser lucrativo é saber precificar o mercado no qual está investindo. Pois, através da precificação conseguirá saber se a aposta que está a fazer será +EV, -EV ou EV nulo.
O +EV significa que de acordo com a sua análise aquele mercado tem valor para se fazer um investimento, o –EV é ao contrário, significa que o apostador não deve fazer uma aposta, pois a longo prazo saíra no prejuízo, já o EV nulo significa que o apostador chegou a uma probabilidade igual à da casa de aposta. Dessa forma, seu investimento não teria valor a longo prazo.
Como exemplo, temos um jogo de cara ou coroa, o qual é 50% de probabilidade para cada lado da moeda cair. Supondo que dois amigos façam uma aposta para ver quem vence, sendo assim um deles oferece uma cotação de @1,95 e o outro de @2,10. Para aquele apostador que lhe foi ofertado uma cotação de @2,10, a longo prazo ele obterá lucro, pois como foi dito, a probabilidade de cada da moeda cair é 50%, ou seja, perderíamos 50% das vezes e ganharíamos outras 50%.
Outro meio que muitos apostadores utilizam para tornar as análises mais rápidas, são as planilhas automáticas para calcular as probabilidades de um determinado evento acontecer. Contudo, isso baseia-se em fórmulas e apenas números, o que tira um pouco dos critérios mais subjetivos que os números frios utilizados. Sendo assim, podendo ser um problema na hora de montar suas probabilidades.
As duas fórmulas mais utilizadas nessas planilhas são a de desvio padrão e distribuição de Poisson. Essa última utiliza uma distribuição de variável que demonstra a probabilidade de um evento acontecer. Portanto, precificar é saber encontrar a probabilidade de um determinado evento, saber avaliar cada critério e, sendo assim saber se aquela aposta tem valor ou não.