Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

Novo Regulamento nas Lutas do UFC

Novo Regulamento nas Lutas do UFC

O ano de 2017 iniciou com novas regras para as disputas de lutas de MMA, a partir de agora é importante ficar atento, pois alguns golpes serão proibidos e outros liberados, além de mudar os métodos de contagem de pontos, isto deve influenciar de forma significativa os próximos eventos do UFC (Ultimate Fighting Championship).

por Fernando Verchai   |   Comentários 0
sexta, fevereiro 3 2017

 
GOLPES LIBERADOS
 
Um dos golpes que eram proibidos e passaram a ser liberados, é o chute com o calcanhar no rim do oponente, este golpe é usado quando o lutador está em posição de guarda no chão, podendo incomodar o adversário causando dores consideráveis. Este golpe ainda será analisado em seus pormenores pela CABMMA (Comissão Atlético Brasileira de MMA) e provavelmente ainda não será permitido no UFC que será realizado em Fortaleza em março de 2017, porém nos EUA este golpe já foi liberado. Existem opiniões diversas sobre a liberação deste golpe, pois corre o perigo de acidentalmente algum lutador atingir a espinha cervical do adversário, podendo causar algum dano a integridade física do atleta. Este golpe foi bastante utilizado pelo lutador Royce Gracie nas primeiras edições do UFC.
 
Outro golpe que foi liberado é segurar com a mão na clavícula do adversário durante o clinch ou quando os lutadores estão encostados na grade. O Clinch geralmente é usado por lutadores de Muay Thai, boxe e de Wrestling, que procuram ou aproximar ou afastar o oponente o segurando com os dois braços em volta do pescoço, agora os lutadores terão mais esta variante do clinch ao seu dispor, segurar com a mão na clavícula do adversário.
 
As regras dos três apoios também foi mudada, se o adversário estiver com os dois pés no chão e somente uma mão no chão, a joelhada no rosto será permitida, a não ser que além dos dois pés, o adversário esteja também com as duas mãos no chão ou o joelho e duas mãos no chão, ou estar sentado, nestes casos a joelhada no rosto continua proibida.
 
PROIBIÇÃO
 
A partir de agora durante as lutas de MMA, uma atitude que passa a ser proibida, é manter a mão aberta contra o rosto do adversário para medir a distância. Atitude que é usada por alguns lutadores, em muitas ocasiões, acaba por machucar o oponente, pois propositalmente ou acidentalmente, acaba-se enfiando as pontas dos dedos dentro dos olhos do adversário.  A nova recomendação é que esta medição de distância seja feita com a mão fechada, caso contrário o árbitro pode chamar a atenção do lutador, interromper a luta, descontar pontos ou até mesmo desclassificar o lutador infrator.
 
MMA feminino
 
Uma alteração que implicará diretamente sobre o MMA feminino é a alteração dos uniformes que as lutadoras passarão a vestir. As camisetas largas e calças estão proibidas, a justificativa é que este tipo de uniforme pode causar lesões nos oponentes, principalmente nos dedos. Os novos uniformes deverão obedecer as seguintes exigências: na parte de cima somente tops ou camisas justas e na parte de baixo calções e bermudas semelhantes aos uniformes masculinos, todos sempre acima dos joelhos.
 
PONTUAÇÃO DOS COMBATES
 
Uma das principais características que vem a ser alterada é a forma que os juízes irão pontuar os lutadores, o julgamento passará a ser em cima da qualidade ao invés da quantidade dos golpes desferidos nos adversários. Isto leva em conta quesitos tanto na trocação quanto na luta agarrada. O lutador que conseguir maior impacto sobre o oponente deverá receber maior número de pontos. Se os dois lutadores mantiverem uma igualdade nestes elementos, os juízes deverão analisar a agressividade e controle do octógono como critério de desempate.
 
O MMA tende a ficar mais competitivo e mais atraente para quem assiste, uma pitada de agressividade é o que poderemos ver daqui pra frente. Pois segundo a  orientação que foi passada aos árbitros, eles deverão também pontuar os lutadores através do “Três D”, Dano, Domínio e Duração. Estes três quesitos devem ser analisados pelos árbitros que poderão dar a pontuação da seguinte forma: Um 10-8 para um lutador que causou mais danos e dominou o round, um 10-9 para um lutador que nestes quesitos teve apenas uma pequena vantagem no round, ou  um 10-7 quando um lutador dominar totalmente o round nos quesitos Dano, Domínio e Duração. Estas mudanças deverão beneficiar os lutadores mais agressivos e que busquem mais a luta em si, prejudicando aqueles lutadores que fogem do combate e buscam se prevalecer de quantidades de golpes ocasionais que somente somam pontos, dando assim mais emoção e qualidade para o espetáculo em si, quem também sai ganhando são os fãs do MMA.
regras, ufc

Comentário (0)