ONLINE
14
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
  Visit our site available at: Go to Online Betting Academy
           

As divisões de peso do UFC


As divisões de peso do UFC

O UFC reconhece 8 categorias de peso masculino, e mais 3 categorias de peso feminino. Dentro da divisão masculina, os peso pesado masculino (dos 94 aos 120kg) são conhecidos pelo poder devastador dos seus socos, e os peso leve e peso pena são conhecidos pela rapidez e agilidade.

Os lutadores só podem competir na sua categoria de peso, e para mudar de categoria, têm de ganhar ou perder peso, o que leva muitas vezes a perder rapidez ou perder força.

O UFC iniciou sem divisões de peso, onde por exemplo, o brasileiro Royce Gracie enfrentava adversários que eram 30 kg mais pesados. Além disto, o combate não tinha rounds ou luvas e quase não tinha regras, por isto foi por muito tempo chamado de “Vale-Tudo”. Com o passar dos anos este esporte foi se popularizando e ganhando regras, chegando ao alto nível de hoje. Uma das principais mudanças foi no peso dos lutadores, onde a organização criou categorias.

Em todos os eventos do UFC temos combates de vários pesos diferentes, portanto este artigo tem o objetivo de mostrar quais são as diferenças destas categorias e quais os principais lutadores que participam delas.
 

Classes de peso UFC Masculino

Brock-Lesnar-ufc

Peso Pesado (de 94 até 120Kg)

Esta é a categoria com os lutadores de maior peso, onde muitos combates não chegam ao último round, devido a grande força dos atletas. Assim é normal o combate acabar com poucos golpes. O atual campeão é Stipe Miocic, porém a categoria ainda conta com nomes como Fabricio Werdum, Cain Velasquez, Alistair Overeem, Junior dos Santos (Cigano), Mark Hunt, Minotauro, Andrei Arlovski, Travis Browne e outros.

*Os brasileiros que já foram campeões desta categoria são: Junior dos Santos (Cigano) e Fabricio Werdum, além de Minotauro, o qual foi campeão interino.

Peso Meio-Pesado (de 85 até 93Kg)

Esta categoria já contou com grandes nomes do MMA, sendo que o primeiro campeão foi Shamrock no ano de 1997. Em seguida o campeão foi Tito Ortiz , além de Randy Couture, Vitor Belfort, Chuck Lidell, Quinton Jackson, Forrest Griffin, Rashad Evans, Lyoto Machida, Shogun e Jon Jones. Este último fez história nesta categoria, defendendo o cinturão por oito vezes, vencendo a maioria dos combates com grande facilidade e se tornando um forte nome no UFC. Porém alguns problemas pessoais acabaram prejudicando sua carreira. Depois disto, Daniel Cormier se tornou o campeão.

*Os brasileiros que já foram campeões desta categoria são: Vitor Belfort, Lyoto Machida e Shogun.

Peso Médio (de 78 até 84Kg)

Esta é talvez a divisão mais famosa do UFC e isto acontece devido a grande popularidade que Anderson Silva trouxe a organização, atraindo os olhares do mundo para este esporte. O brasileiro é considerado por muitos o maior lutador de MMA de todos os tempos, tendo feito apresentações fantásticas, as quais realmente surpreenderam a todos, tendo em vista que Anderson Silva mostrava uma superioridade fora do comum, vencendo os adversários de uma forma excepcional. Apesar de toda esta linda história, a categoria de Peso Médio sofreu uma das maiores tristezas do UFC, já que Anderson Silva se lesionou gravemente, quebrando a perna, no combate contra Chris Weidman. Assim o cinturão ainda ficou com Chris Weidman e em seguida com Luke Rockhold, mas atualmente o campeão é Michel Bisping. Com certeza esta categoria sente saudades do domínio de Anderson Silva, e atualmente procura um grande campeão, que consiga manter o cinturão em muitos combates e também fazer história na organização.

*Os brasileiros que já foram campeões desta categoria são: Anderson Silva e Murilo Bustamante.

Peso Meio-Médio (de 71 até 77Kg)

Assim como no caso do Peso Médio, esta categoria de Peso Meio-Médio também já teve um lutador que fez história e desde sua saída, ninguém conseguiu fazer algo igual. Este lutador é Georges St. Pierre, o qual defendeu o cinturão por nove vezes, a sua última vitória foi no combate diante de Johny Hendricks, depois disto ele se aposentou. Assim o cinturão foi conquistado por outros três lutadores, mas é fato que a categoria ainda procura um grande nome, tendo em vista que em toda a história já teve campeões como Matt Hughes e B.J. Penn.

*Nenhum brasileiro conseguiu ser campeão desta categoria.

Peso Leve (de 67 até 70Kg)

Esta categoria ficou mais conhecida depois da chegada de Conor McGregor, o qual estava no Peso Pena. Historicamente quem conseguiu mais defesas de cinturão foram B. J. Penn, Frank Edgar e Ben Henderson (todos com três defesas). Depois disto, Anthony Pettis, Rafael dos Anjos e Eddie Alvarez defenderam o cinturão apenas uma vez. Agora o campeão é o “falastrão” McGregor o qual promete agitar a categoria, já que costuma provocar os adversários e fazer lutas bastante polêmicas.

*O único brasileiro que conquistou o cinturão desta categoria foi Rafael dos Anjos

Peso Pena (de 62 a 66Kg)

O maior nome desta categoria é Jose Aldo, o qual defendeu o cinturão por sete vezes, porém foi derrotado por Conor McGregor. O combate foi rápido, sendo encerrado com poucos segundos, após McGregor acertar um belo soco. Depois disto, McGregor trocou de categoria e Jose Aldo voltou a ser o campeão. Além disto, a categoria Peso Pena é a preferida de muitos fãs do UFC, já que normalmente os combates são longos (diferente do Peso Pesado onde os lutadores são muito fortes e os combates acabam rápido demais) e os lutadores possuem grande técnica, golpeando e sendo golpeados, deixando o público realmente empolgado.

*O único brasileiro que conquistou o cinturão desta categoria foi Jose Aldo

Peso Galo (57 a 61Kg)

Esta categoria é dominada por Dominick Cruz, o qual foi o primeiro campeão, porém perdeu o cinturão devido ao fato de ter se lesionado e ficado ausente do UFC por dois anos. Assim o brasileiro Renan Barão se tornou o campeão, porém perdeu o cinturão no combate contra TJ Dillashaw. Neste período, Dominick Cruz se recuperou totalmente de sua lesão, voltando a competir e recuperando o cinturão.

*O único brasileiro que conquistou o cinturão desta categoria foi Renan Barão

Peso Mosca (até 57Kg)

O americano Demetrious Johnson vem fazendo uma excelente história no UFC, defendendo o cinturão por nove vezes. Assim ele é o primeiro e único campeão desta categoria, mostrando grande superioridade e se adaptando muito bem ao Peso Mosca. Devido ao pouco poder de nocaute dos lutadores desta categoria, a maioria dos combates acabam com em decisão dos juízes ou finalização.
 

UFC-Champs-by-weight-class

Classes de peso UFC Feminino

Peso Pena Feminino (de 62 até 66Kg)

Ainda não foi determinado nehuma campeã desta categoria de peso pena feminino. A próxima luta por este título será a 11 de fevereiro de 2017...

miesha-tate-ufc

Peso Galo Feminino (de 53 até 61Kg)

No dia 23/02/2013 o UFC realizou sua primeira luta envolvendo mulheres, o combate foi entre Ronda Rousey X Liz Carmouche. Para a alegria da organização, o público gostou e esta categoria se tornou um sucesso, com um grande domínio de Ronda Rousey, a qual venceu as seis primeiras lutas, mostrando uma superioridade muito grande nos combates. Porém foi surpreendentemente derrotada por Holly Holm, a qual logo em sua primeira defesa de cinturão, foi derrotada por Miesha Tate. Em seguida a brasileira Amanda Nunes venceu Miesha, se tornando a primeira mulher brasileira a ser campeã do UFC.

* A única brasileira que conquistou o cinturão desta categoria foi Amanda Nunes

Peso Palha Feminino (até 52Kg)

Esta categoria é menos conhecida pois não teve um grande destaque, como foi o caso das lutas de Ronda Rousey no Pelo Galo. Até o momento existiram duas campeãs, a primeira foi a americana Carla Esparza e a campeã atual é a polonesa Joanna Jedrzejczyk, a qual já defendeu o título em quatro combates.


Pronto, agora você já tem uma visão mais completa a respeito das categorias do UFC, assim pode acompanhar os eventos e entender melhor os vários combates e a diferença de peso!

divisões de peso, peso leve, peso pena, peso pesado, ufc, weight classes

Partilhar "As divisões de peso do UFC" via:

Enviar comentário

Comentário (0)