ONLINE
5
Menu
Começar Pontos Academia Curso Prognósticos    Análises    Pesquisar Prognósticos Estatísticas de Futebol Estatísticas de Tênis Estatísticas de Basquete Estatísticas de MotorSports Artigos Promoções Concursos Fórum

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
  Visit our site in english Go to Betting Academy
           

Como os formatos de torneio influenciam a sua aposta?


Como os formatos de torneio influenciam a sua aposta?

O formato do torneio deve intervir na sua decisão quando pretende apostar em vencedores de competições.

Consulte as configurações que um torneio deve tomar para favorecer o “underdog”.

Por norma, os concorrentes mais fortes tendem a conseguir resultados sólidos em torneios mais longos. Por outro lado, nos torneios de menor duração, os “underdogs” costumam causar um maior desconforto aos adversários.
 

Para isso, é necessário avaliar o formato do torneio, para perceber como este pode influenciar as hipóteses de vitória do concorrente.


David R. Appleton, da Universidade de Newcastle no Reino Unido dá a resposta. Realizou um estudo estatístico no qual compara vários formatos de torneios para determinar o impacto das suas caraterísticas nas probabilidades das equipes ou jogadores vencerem o campeonato.


Estes são os cinco formatos de torneios mais comuns:


1. Eliminatória: aqui o derrotado de um jogo é eliminado e é usual associar-se a uma competição de taça no futebol.


2. Eliminatórias com classificações: este formato é utilizado para garantir que os jogadores mais fortes se defrontem nas fases mais avançadas de uma competição, o que, normalmente, resulta em partidas de maior qualidade. No entanto, para que este formato seja colocado em prática, é necessário um “ranking” oficial, que classifique os melhores jogadores de ténis em simples e em duplas, por exemplo.


3. Round Robin: a Premier League e a La Liga são organizadas com base neste modelo, uma vez que num torneio Round Robin cada equipe defronta todos os adversários à vez.


4. Melhor de três: competição frente a frente entre dois jogadores ou equipes, em que uma equipe ou jogador tem de vencer dois jogos para ganhar a série.


5. Suíço: acontece quando o Round Robin torna-se impraticável por excesso de concorrentes. Não tem eliminatórias, tem sim um número de rondas pré-determinado, mas sempre inferior a um torneio Round Robin. A equipe ou o jogador defronta-se em cada ronda com um adversário que tenha uma classificação semelhante.


Posto isto, e com base em dez mil simulações, a equipe ou o jogador favorecido em cada formato de torneio pode ser analisado na tabela abaixo:

Formato do torneio Frequência de vitória do favorito (8 jogadores) Frequência de vitória do favorito (16 jogadores)
  h não h* h não h*
Eliminatória 27% 58% 19% 51%
Eliminatória com classificações 30% 62% 22% 56%
Melhor de três 33% 68% 26% 62%
Round Robin 31% 61% 30% 62%
Suíço 29% 59% 21% 50%


Em que h= torneios em que as equipes são relativamente semelhantes
Em que não h*= torneios nos quais existe uma elevada disparidade de capacidades


Análise da tabela:
- Logo à primeira vista, é evidente a mudança de percentagem das probabilidades de vitória do favorito aquando da diminuição do número de concorrentes.


- Se olharmos para os formatos do torneio, o que se destaca é o formato “Melhor de três”, uma vez que tem a frequência mais elevada de vitórias futuras para a equipe ou o jogador mais forte. Ou seja, conclui-se que esta configuração de torneio é mais tolerante a uma perda individual, com o vencedor da competição a ter probabilidades de ter perdido vários jogos antes de conquistar o primeiro lugar.


- Pelo contrário, aparecem os torneios de “Eliminatórias”, que têm a percentagem mais baixa de todos os torneios postos à prova.


- O torneio “Suíço” aparece também como um dos formatos menos atrativo (com baixa percentagem da frequência da vitória do favorito), porque os melhores jogadores muitas vezes encontram-se empatados na luta pela vitória.


- Os torneios “Melhor de três” e “Round Robin” são considerados os melhores no que diz respeito à oportunidade justa de vencerem com base na sua capacidade.


Portanto, para os apostadores esta dica é fundamental. No mercado das odds do vencedor do torneio não descarte o formato do torneio, porque realmente influencia a sua decisão.


O formato do torneio deve influenciar a sua decisão na hora de apostar no vencedor da competição.



Boas apostas!

Partilhar "Como os formatos de torneio influenciam a sua aposta?" via:

Enviar comentário

Comentários (0)

Procurar

Apostar na Betrally
Bônus Betfair