Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

Os recordes do UFC

Os recordes do UFC
O UFC existe desde novembro de 1993 e de lá para cá muitos lutadores passaram pelo maior evento de artes marciais mistas do mundo, porém apenas alguns poucos deixaram seu nome na história ao conquistarem recordes na organização. Aqui conheceremos os mais importantes recordes do Ultimate Fighting Championship.
por Fernando Verchai   |   Comentários 0
quinta, outubro 6 2016

O Campeão mais jovem

O UFC teve diversas disputas por cinturão ao longo de sua história, porém quem detém o recorde de campeão mais jovem é um lutador que vem acumulando polêmicas nos últimos anos, o norte-americano Jon Jones. O atleta estreou no UFC com 21 anos e fez 7 lutas antes de disputar o cinturão, tendo vencido 6 e amargado uma derrota por desclassificação por cotoveladas ilegais. No UFC 129, em março de 2011, Jones teve a oportunidade de enfrentar Maurício Shogun, detentor do título dos meio-pesados e surpreendeu o mundo ao nocautear o brasileiro no terceiro round através de socos e joelhadas para se tornar o campeão mais jovem da história com 23 anos e 242 dias, deixando para trás José Aldo que detinha o recorde de com 24 anos. Depois de seu primeiro título, Jon Jones ainda defendeu o cinturão por mais 8 disputas com sucesso e ainda conquistou o cinturão interino de sua categoria em sua última luta, porém o atleta foi pego em exame antidoping e perdeu sua conquista. A polêmica fica por conta de Vitor Belfort que se considera o campeão mais jovem com 19 anos, porém Vitor venceu um torneio quando o UFC era disputado em outros moldes e a organização considera que o então campeão daquela época era Mark Coleman que, inclusive, defendeu seu cinturão na mesma noite que Belfort foi campeão do Torneio dos Pesados, competição onde os atletas faziam mais de uma luta na mesma data.

O Campeão mais velho

O campeão mais velho do UFC é um atleta que faz parte do Hall da Fama da organização e um dos lutadores mais queridos da história do MMA, o norte-americano Randy Couture. O lutador estreou no UFC já com 34 anos, conquistou alguns torneios quando o Ultimate Fighting Championship tinha outro formato de campeonato, e seu primeiro cinturão nas novas regras veio em novembro de 2000 ao vencer Kevin Randleman por nocaute. Após a conquista, o atleta perdeu e ganhou cinturões por algumas vezes, mas o recorde de atleta mais velho a ser campeão veio ao vencer o brasileiro Gabriel Gonzaga no UFC 74 em agosto de 2007 por nocaute técnico. Couture manteve o título até sua próxima luta, com 45 anos e 4 meses, quando foi derrotado por Brock Lesnar naquela que seria sua última disputa pelo posto mais alto de sua categoria. A exemplo de comparação, o segundo campeão mais velho do UFC é o brasileiro Anderson Silva que se manteve seu cinturão até 38 anos e 2 meses de idade, uma diferença superior a 7 anos para Randy.

Maior período como Campeão

Aqui temos um dos maiores nomes do MMA da história, o brasileiro Anderson Silva. O atleta começou a lutar em 1997, porém apenas em 2006 fez sua estreia no UFC, começando de forma arrasadora ao vencer Chris Leben ainda no primeiro round, sendo este, inclusive, o nocaute mais rápido de sua carreira. Na luta seguinte, o brasileiro já teve o direito de lutar pelo título dos médios do UFC quando enfrentaria o então campeão Rich Franklin no UFC 64. Anderson não deu chances, venceu novamente no primeiro round e começou o reinado que duraria um longo período. Depois de conquistar o título, Anderson Silva fez 9 defesas de cinturão com sucesso, porém no UFC 162 em julho de 2013 o lutador foi derrotado surpreendentemente por Chris Weidman, perdendo o título após ser nocauteado no segundo round, encerrando então uma sequência de 6 anos, 8 meses e 22 dias como campeão. Anderson ainda possui outros recordes na organização: maior sequência de vitórias com 16 triunfos e maior número de defesas consecutivas de cinturão com 10 aparições.

Maior número de vitórias

Aqui temos um empate entre dois grandes atletas do UFC, o canadense Georges St-Pierre e o inglês Michael Bisping. St-Pierre começou antes que Bisping no UFC, já que estreou em janeiro de 2004 onde conquistou vitória por decisão unânime contra Karo Parisyan e após seu primeiro triunfo, fez mais 20 lutas onde venceu por 18 vezes, totalizando 19 vitórias na maior organização de artes marciais mistas do mundo. Já Michael Bisping teve sua primeira aparição no UFC em junho de 2006 quando venceu Josh Haynes por nocaute técnico e de lá para cá disputou mais 25 lutas, tendo conquistado 18 vitórias, totalizando 19 triunfos. Vale ressaltar que Michael Bisping é o atual campeão dos pesos médios, título que conquistou em sua última luta ao bater Luke Rockhold por nocaute. Este recorde de maior número de vitórias pode mudar rapidamente, já que há três atletas com 18 triunfos no UFC, sendo que dois deles continuam em atividade: o brasileiro Demian Maia e o norte-americano Donald Cerrone. Além disso, Bisping continua em atividade, enquanto Georges St-Pierre já revelou sua vontade de voltar a lutar no UFC, porém está em fase de negociação com Dana White.

Outros recordes do UFC

Além dos recordes citados anteriormente, há mais algumas conquistas interessantes na história do UFC, vamos a elas:

  • Maior número de lutas: Tito Ortiz e Frank Mir são os lutadores que mais lutas fizeram pelo UFC com um total de 27 disputas no octagon.
  • Maior número de nocautes: Vitor Belfort é o atleta com maior número de nocautes com 12 vitórias desta forma na organização.
  • Maior número de finalizações: Royce Gracie é o atleta que mais finalizou adversários no UFC com um total de 11 finalizações.
  • Maior número de melhor nocaute da noite: Anderson Silva, que possui vários recordes, detém também o maior número de melhor nocaute da noite com 7 premiações.
  • Maior tempo dentro do octagon: O norte-americano Frankie Edgar, em toda sua carreira, já passou um total de 6 horas, 2 minutos e 51 segundos lutando pelo UFC.
  • Nocaute mais rápido em uma luta valendo cinturão: Este recorde pertence a Connor McGregor que nocauteou José Aldo em apenas 13 segundos no UFC 194 para conquistar seu primeiro cinturão.
  • Finalização mais rápida em uma luta valendo cinturão: Aqui temos a única mulher presente na lista de recordes oficiais do UFC, a lutadora norte-america Ronda Rousey finalizou Cat Zingano em apenas 14 segundos no UFC 184 para manter o cinturão que perderia duas lutas após.

Com a grande quantidade de eventos que o UFC vem realizando, é provável que vários desses recordes sejam quebrados em breve, como o maior número de vitórias na história da organização que pertence a Michael Bisping e Georges St-Pierre. Porém outros dificilmente serão quebrados, como o maior período com o cinturão que pertence a Anderson Silva com quase 7 anos como campeão. O fato é que os recordes servem para motivar os lutadores, já que todos os atletas querem deixar seu nome na história do esporte que praticam.
 
ufc

Comentário (0)
 

Acompanhamento ao vivo

Brighton X Man City