Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

Tópico: O fator casa é ainda mais importante nos jogos eliminatórios mata-mata  (Lida 700 vezes)

Offline GEDEAR

  • Mensagens: 9
  • GEDEAR
O fator casa é ainda mais importante nos jogos eliminatórios mata-mata
O fator casa é ainda mais importante nos jogos eliminatórios mata-mata

Quando for fazer análise de um jogo de mata-mata, leve em conta a vantagem de se jogar em casa!

Neste artigo vão ser analisadas as estatísticas da Copa Libertadores 2013 e 2014, e ainda falarei de alguns exemplos de jogos reais!

Neste post, quero partilhar um assunto que venho observando há algum tempo, e como apostador já tirei proveito disto.

Quando for fazer análise de um jogo de mata-mata, leve em conta a vantagem de se jogar em casa!

Este aspeto vale muito mais em jogos mata-mata do que em campeonatos normais (de ponto corrido). Mesmo que o time que joga fora seja favorito, pense duas vezes antes de ir a favor deste time.

Nos jogos eliminatórios, ou jogos de (mata-mata) como chamamos aqui no Brasil, os times que jogam fora de casa se fecham em seu meio-campo, de forma a deixar suas defesas mais protegidas, com o intuito de não sofrer gols e deixar tudo para resolver em um grande espetáculo, frente à sua torcida em casa.

Além disto, os jogadores do time da casa num jogo eliminatório parecem dar mais do que podem, são mais intensos, correm mais de noventa minutos sem se preocupar com o seu físico.


O exemplo da Copa Libertadores:

A Copa Libertadores mudou o seu formato a partir de 2013, e por isso apenas vamos analisar a partir daí!

Na edição de 2013 houve 54% de vitórias do time da casa, que foram 74 de entre todas as 138 partidas disputadas. Já na edição de 2014 houve 58% de vitórias caseiras, ou seja 80 em 138 partidas disputadas.

Isto pode ser facilmente pesquisado na página de Estatísticas Avançadas da Academia.

estatisticas-avancadas-copa-libertadores-2013-2014

Mas se formos mesmo analisar mais em detalhe, e retirarmos os jogos da “2ª Ronda” que são disputados em grupos de 4 times onde passam as 2 melhores, e aqui já não se podem chamar jogos típicos de mata-mata, as estatísticas reforçam ainda mais a ideia que o fator casa tem muita importancia!

  Copa Libertadores da América 2013
  CASA EMPATE FORA
  nº jogos % nº jogos % nº jogos %
1ª Ronda 7 58% 4 33% 1 8%
2ª Ronda jogos de grupos (não é mata-mata normal)
Oitavas de final 10 63% 2 13% 4 25%
Quartas de final 2 25% 5 63% 1 13%
Semifinais 4 100% 0% 0%
Finais 2 100% 0% 0%
total jogos mata-mata 25 60% 11 26% 6 14%

  Copa Libertadores da América 2014
  CASA EMPATE FORA
  nº jogos % nº jogos % nº jogos %
1ª Ronda 10 83% 0% 2 17%
2ª Ronda jogos de grupos (não é mata-mata normal)
Oitavas de final 7 44% 6 38% 3 19%
Quartas de final 4 50% 3 38% 1 13%
Semifinais 4 100% 0% 0%
Finais 1 50% 1 50% 0%
total jogos mata-mata 26 62% 10 24% 6 14%

Note: os dados acima são sempre analisando apenas as vitórias dentro dos 90 minutos de jogo, que é o que conta para as apostas normais 1X2. Vitórias em prolongamento ou grandes penalidades contaram como empates nos resultados acima.


Quem não se lembra dos grandes jogos eliminatórios, especialmente os dos times Sulamericanos?

Para nós brasileiros, foi emocionante em especial os do ano de 2013/2014. Em 23/01/2013, o São Paulo vence o Bolivar por 5x0 jogando em casa, e uma semana depois, perde por 3x4 jogando fora. Nas oitavas de final, Tigre 2 Olímpia 1 e duas semanas depois, Olímpia 2 Tigre 0.

galo-estadio-governador-magalhaes

E isto é só o começo.

Quem não se lembra dos jogos emocionantes do Clube Atlético Mineiro na Libertadores de 2013? Quem não se lembra do jogo contra o Tijuana? O primeiro jogo ficou em 2x2 e a torcida atleticana, assim como eu, imagina: agora tá fácil, é só lotar o estádio e comemorar a passagem para a semi-final, mas como no futebol, sempre nos defrontamos com o inesperado, o jogo fica difícil para o Galo e aos 90 minutos o resutado era 1x1 e o Tijuana precisando de um gol para ficar com a vaga. Nos últimos lances do jogo, já aos 93 minutos, eis que acontece o que o Tijuana acreditara ser um milagre: pênalti a seu favor, e todos os seus jogadores comemoram, estava a um pequeno passo de ir à semi-final, era só converter o pênalti em gol e pronto,a vaga era sua. Nos jogadores do galo, uma decepção enorme, todo seu esforço fora em vão, só esqueceram que no gol havia alguém que ainda não tinha jogado a toalha, assim como o atacante Riascos tinha a certeza do gol, Victor acreditava que podia defender aquela última bola, e não deu outra, a torcida do galo vibrou mais com a defesa do Victor do que com os gols marcados até então.


E na Copa do Brasil, ano de 2014, meus conceitos do favoritismo de jogar em casa nos jogos mata-mata ficaram mais fortes.

Primeiro jogo, Corinthians 2 Atlético 0 e novamente um grande espetáculo é esperado em Minas Gerais. Estádio lotado acreditando na milagrosa vitória do galo por 3x0 e tudo bem, mas aos 5 minutos do primeiro tempo, o atacente Guerreiro abre o jogo e cala o estádio inteiro, mas o galo não desiste e aos 24 minutos, empata e acaba por ganhar de 4x1.

Depois é a vez do Flamengo ganhar em seu estádio por 2x0 e novamente o galo guarda o espetáculo para a sua torcida em Belo Horizonte. E o que acontece? Flamengo abre o placar aos 34 minutos selando um silencio no estádio Independencia, mas a superação acompanhava aqueles jogadores do Atlético, e no intervalo o jogo estava em 1x1 e aí no vestiário entra a palavra do Técnico Cuca e no segundo tempo aos 57, 81 e 85 minutos o galo marca novamente e aí era só derrotar o Cruzeiro na final e ficar com a taça.


É por estes exemplos que citei e por muitos outros que acompanhei, que estou convencido que os jogos de mata-mata têm uma mística diferente, algo que corre na veia dos jogadores e que transforma sua forma de atuar.

Espero ter contribuído um pouquinho para o conhecimento mútuo.

Um grande abraço a todos!

 


Ver no portal em: Artigos » O fator casa é ainda mais importante nos jogos eliminatórios mata-mata
Ver no portal em: Artigos » O fator casa é ainda mais importante nos jogos eliminatórios mata-mata
GEDEAR

Offline Rodrigo1781

  • Mensagens: 106
Bom artigo  (fixe) , o fator casa pesa muito em jogos de fase de grupos para as classificações das fases seguites na Libertadores, já existe esse peso e quando chega no mata-mata esse peso é maior ainda. Se for mostrar as viradas e espetaculares viradas que presenciamos ao longo das competições seria um artigo de muitas páginas. Só como exemplo as viradas que o Galo deu pra cima do Corinthians e do Flamengo pela Copa do Brasil? se for mais no passado poderia citar os classicos que houveram entre Palmeiras X Gremio pela Libertadores. Tenho uma "lista de perguntas" que tem que ser respondida antes dos jogos que faço e uma das perguntas é "Nesse jogo o fator casa vai influênciar?" Não se esquecendo dos outros times mas só de exemplo: Para um apostador ou trader inguinorar a torcida do Flamengo no Maracanã em jogo valendo vaga é dar tiro no pé ou mesmo não levar em conta a torcida do Gremio em casa. Aqui no Brasil o fator casa, acredito eu, ter um peso muito maior do que em qual quer outro lugar do mundo.

Offline FRENETICO

  • Mensagens: 24
Ótimo artigo!

Offline juliobucci

  • Mensagens: 3
Excelente artigo!  (amem)

Offline Fernando Verchai

  • Mensagens: 2262
Excelente mesmo... com certeza este é um dos principais pontos para fazer uma análise de um jogo

Offline Edson Cichacz

  • Mensagens: 1
otimo artigo, pra quem ta começando.

Offline ronansato

  • Mensagens: 4
O artigo é realmente bom, muito obrigado! Sites como o http://www.Resultados.com trazem os últimos jogos de cada time como mandantes e visitantes, e isso também ajuda bastante na hora de compor uma aposta.
« Última modificação: Junho 01 2015, 17:40 por ronansato »

Offline uellington

  • Mensagens: 13
Bom artigo. Acho que o fator casa tem sim muito peso nas escolhas, porem devemos analisar bem os times pois para alguns, principalmente os grandes favoritos a vencer qualquer competição que seja, o fator casa é irrelevante.

Offline ronaldotrader

  • Mensagens: 2
  • Iniciante no mundo do trader
ótimo artigo realmente o fator casa influencia muito
Se podemos cair é por que também podemos nos levantar!

Offline edgarbezerra

  • Mensagens: 8
Otimo artigo!!! (palmas)

Offline thibetmilan

  • #TMS
  • Mensagens: 203
Re: O fator casa é ainda mais importante nos jogos eliminatórios mata-mata
« Responder #10 em: Fevereiro 20 2016, 13:37 »
Excelente artigo!
#TMS -- tmssports.com.br