Braga e Vitória de Setúbal jogam no Estádio Municipal de Braga, em uma partida da 32ª rodada da Primeira Liga. No último confronto entre estas equipes nesta competição, em 02‑01‑2016, o resultado final foi um empate por (1‑1). Neste estádio, o histórico de confrontos diretos é favorável à equipe da casa, que possui 4 vitórias nos últimos 4 jogos. Efetivamente, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi em 23‑05‑2015, num jogo pela Primeira Liga que terminou com a vitória do Braga por (5‑0). Os gols da partida foram marcados por Pedro Tiba (44' ), Éder (23' e 69' ), João Schmidt (5' Autogolo) e Salvador Agra (81' ) para o Braga. Nesta partida o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipes apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.
Análise do Braga
Depois de 15 vitórias, 9 empates e 7 derrotas, a equipe da casa está na 4ª posição, tendo conquistado 54 pontos. Na última partida, perdeu com o Paços Ferreira fora por (1‑0), depois de no jogo anterior ter ganho em casa, num jogo contra o Tondela, por (3‑0). Esta é uma equipe afetada pelo fator casa, mais forte quando joga diante de seus torcedores, já que nas últimas 30 partidas registra 4 vitórias, 5 empates e 6 derrotas como visitante, com 16 gols marcados e 22 sofridos, contra 10 vitórias, 4 empates e 1 derrota em casa, com 35 gols marcados e 13 sofridos. Nos últimos 10 jogos em casa pelo campeonato, o Braga registra 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota, tendo conquistado 21 pontos em 30 possíveis.
Nesta competição, não perde em seu estádio há 9 partidas. A solidez defensiva não tem sido seu ponto forte, já que sofreu gols em 7 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, pois marcou gols em 7 dos últimos 10 jogos nesta competição. Existe uma tendência para gols em seus jogos em casa, pois 14 das últimas 15 partidas que disputou para esta competição terminaram com Mais de 1,5 gols. Em 31 jogos nesta competição, sofreu o primeiro gol 9 vezes e apenas conseguiu 1 viradas no placar. Nos últimos 15 jogos em casa nesta competição existem 1 períodos em destaque: sofreu 4 de seus 11 gols entre os minutos (46'‑60').
A equipe do Braga parte para este jogo com uma derrota fora de casa frente ao Paços de Ferreira, registrando a sexta derrota nos últimos dez jogos. Neste jogo o treinador Paulo Fonseca deverá alinhar no habitual 4-4-2 sendo Hassan e Stojiljkovic os homens mais adiantados da equipe da casa: ambos contam com 10 gols marcados. Contudo o Braga apresenta laterais muito bem constituídos: Josué e Rafa Silva são exímios na condução da bola para o ataque. Para este jogo o treinador não poderá contar com Alan, Rui Fonte, Filipe Augusto, Baiano e Pedro Santos, todos se recuperando de lesão.
Análise do Vitoria de Setubal
Depois de 6 vitórias, 11 empates e 14 derrotas, a equipe visitante está na 15ª posição, tendo conquistado 29 pontos. Na última partida, perdeu com o Tondela em casa por (0‑1), depois de na partida anterior ter perdido fora, num jogo contra o Benfica, por (2‑1). Esta é uma equipe que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 5 vitórias, 2 empates e 8 derrotas como visitante, com um total de 18 gols marcados e 22 sofridos. Já dentro de casa, conquistou 2 vitórias, 7 empates e 6 derrotas, com um total de 13 gols marcados e 23 sofridos. No campeonato, o Vitória de Setúbal conquistou 8 pontos em 30 possíveis, depois de 2 vitórias, 2 empates e 6 derrotas nos últimos 10 jogos que disputou como visitante.
Para esta competição, não ganha como visitante faz 8 jogos. A equipe não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre gols nos últimos 10 jogos que disputou nesta competição. Em seus jogos fora para esta competição existe uma tendência para haver gols, já que 11 em 15 terminaram com Mais de 2,5 gols no placar. Em 31 jogos nesta competição, nunca conseguiu dar a volta no placar nos 16 jogos em que sofreu o primeiro gol.
A equipe do Vitória de Setúbal atravessa um período muito delicado na temporada e neste momento soma 12 jogos consecutivos sem vencer: no último jogo perdeu em casa frente ao Tondela. Neste jogo o treinador Quim Machado deverá alinhar no habitual 4-4-2, contudo, privilegiando o sistema defensivo, explorando apenas o contra-ataque: André Horta e André Claro são os principais protagonistas neste tipo de transição. Vale relembrar que André Claro continua a ser o maior goleador da equipe no campeonato com 12 gols marcados. Para este jogo o treinador continua a não poder contar com Diego e Fábio Pacheco, lesionados.
Sugestão de Aposta:
O cenário mais provável para este jogo será a vitória do Braga. Analisando as últimas partidas das duas equipes, espera-se que a equipe da casa domine o jogo e possua as melhores oportunidades para marcar o gol no adversário, devido à qualidade individual e coletiva da equipe. Por outro lado, jogando fora de casa, o Vitória de Setúbal não permanece numa boa fase para pontuar frente a este adversário.