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Tópico: A relação do Efeito Halo com as apostas esportivas  (Lida 115 vezes)

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A relação do Efeito Halo com as apostas esportivas
A relação do Efeito Halo com as apostas esportivas

A psicologia fornece elementos que se relacionam diretamente com as decisões de um apostador.

Dando sequência aos nossos artigos sobre a psicologia nas apostas, hoje falaremos sobre um fenômeno chamado Efeito Halo. Ele pode perfeitamente ser usado no mundo das apostas, pois lida com comportamentos do cérebro que facilmente identificamos nas tomadas de decisões dos apostadores.
 
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Antes de mais nada, vamos fazer uma breve explicação sobre o que significa o Efeito Halo, já que deve ser a primeira vez que muitos de nossos leitores estão tomando conhecimento da sua existência. Ele foi criado por um psicólogo americano, e de uma forma bastante simples e resumida, aborda a forma que nós seres humanos analisamos, julgamos e tiramos conclusões de uma pessoa (ou algo) nos baseando apenas em alguma característica, perfil, estereótipo, etc. Sendo assim, definimos uma pessoa pela sua forma de vestir, falar, ou gostos peculiares, sem nem ao menos conhecê-la a fundo, dando brechas para tirarmos conclusões extremamente precipitadas e falhas.
 
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Este tipo de comportamento é perceptível em milhares de apostadores, pois a maioria tende a criar rótulo para times, jogadores e competições. Os julgamentos que muitos fazem são influenciados por essas informações que em algum dia puderam ter alguma lógica, mas o mercado é dinâmico, extremamente de altos e baixos, e não existe uma verdade absoluta quando estamos avaliando a capacidade de quem compete, pois ele muda a toda hora. Relacionar algum evento com projeções, mesmo que neste momento elas estejam desatualizadas, são atitudes que nossa mente e nossos sentimentos são capazes de formalizar.
 
Um exemplo destas expectativas um tanto desproporcionais, podem ser vistas em alguns clubes de futebol ou até mesmo seleções. O Barcelona, por ter conquistado milhares de títulos nos últimos anos, além de possuir a figura de Messi como referência, até hoje ganha status de quase invencível para muitos apostadores, e isso também pode ser comprovado nas probabilidades das casas de apostas. Entretanto, as últimas temporadas mostram um time que caiu bastante de rendimento e não consegue mais construir resultados e campanhas de outrora. A Seleção Brasileira vive de um passado mágico, onde disparadamente era a melhor seleção entre todas, com uma geração extremamente vencedora. Essa imagem é até hoje mantida por muitos, e causa até espanto quando o selecionado canarinho comete alguns vexames ou resultados inexpressivos.
 
Se apegar a vitórias ou sucesso do passado também é uma forma de desvirtuar a verdadeira análise da possibilidade de ganhos de uma aposta. Estamos nos referindo a craques ou ídolos que ganharam títulos no passado, e quando retornam, seja na condição de jogador ou até mesmo treinador ou dirigente, recebem créditos de forma desproporcional para a realidade. Nosso cérebro recupera esses momentos marcantes, a ponto de transformar uma aposta atual muito mais cercada de mística do que o valor real esperado dela.
 
Da mesma forma que supervalorizar algum time ou jogador, como exemplificamos no parágrafo acima, existe o caminho oposto, onde é criado uma imagem de fracasso ou desconfiança diante de um mau desempenho ou resultado negativo. Muito apostadores criam barreiras nas suas avaliações de apostas, simplesmente pelo fato de criarem rótulos que o cérebro mantém a imagem viva, sem se aprofundar para saber se houve mudanças significativas.
 
O que podemos tirar de lição de tudo isso é que a nossa mente é extremamente poderosa, ainda mais quando age instintivamente, mas nem sempre são feitas as melhores escolhas. Para que você não tenha que passar por isso, ou diminuir consideravelmente esses deslizes, procure sempre argumentos ou avaliações que confrontem com suas escolhas, com ideias objetivas e amostra de dados cercada de embasamentos. Dessa forma, você foge de narrativas já pré-programadas, tanto do seu cérebro como dos canais informativos que você lê e assiste por aí.
 

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