Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

MMA e sua Abrangência

MMA e sua Abrangência
"Esta luta floresceu ao longo dos primeiro anos nos Estados Unidos, logo depois da chegados dos colonos europeus na América, foi usado também como atividade popular nas feiras, nas celebrações de feriado e exércitos militares. Sendo assim, o primeiro torneio organizado ocorreu em Nova York no século XIX, porém a primeira luta nos jogos olímpicos aconteceu no século XX, de lá para cá tem crescido bastante."
por Fernando Verchai   |   Comentários 0
quarta, setembro 21 2016

Atualmente todos ligam o MMA ao UFC pois realmente ambas as siglas tem muito em comum. O UFC tem permitido a potencialização, qualificação e o bom preparo de todo atleta ou lutador das artes marciais mistas, pois, pode crer que hoje, assim como no futebol, todo atleta gostaria se preparar melhor e crescer para ser contratado por clubes internacionais, principalmente aqueles que têm condições e qualidades de competir na maior atração mundial de futebol chamada “Liga dos campeões da Europa”. Assim, atualmente, é o sonho de todo lutador de MMA se preparar melhor, crescer e detonar seus oponentes de modo espetacular para que consiga junto com sua equipe uma assinatura para competir no UFC. Pois ali está a razão da reciprocidade necessária entre MMA e a organização chamada UFC.

O UFC - Ultimate Fighting Championship, é uma categoria do esporte que abrange todo tipo de luta de artes marciais e, que produz eventos ao redor do mundo, com lutadores espetaculares e poderosos em suas especialidades, capazes de oferecer ao público uma noite inesquecível, para tal, cabe ao UFC ser criteriosamente seletivo na busca de lutadores capacitados de uma combinação de força, inteligência e talento, como por exemplo, Anderson Silva, Fabrício Werdum, Ronaldo Jacaré, Vitor Belfort, Minotauro e outros, os quais são espetaculares, pois quando estão a caminho do octógono conseguem levar o publico ao delírio. 

É então nesse âmbito que se faz necessária a existência do MMA, que é nada mais senão, uma modalidade de Artes Marciais Mistas, que incluem tanto golpes de combate em pé quanto técnicas de lutas que leva o oponente ao chão. Por ser um esporte que envolve contato, é utilizado uma variedade de técnicas permitidas das artes marciais, tais como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos e joelhos que são características do Muay Thai, além de técnicas de imobilização, que são características do Jiu-jitsu, além de vários outros golpes, características de outras artes marciais. É nesse ambiente de profissionalização que o UFC se torna a principal organização responsável pelos torneios de Artes Marciais Mistas.

Portanto, MMA também conhecida como Artes Marciais Mistas tem por país de origem Brasil e Estados Unidos da América, sendo que foi criado por Carlos Gracie de nacionalidade brasileira. No entanto, algumas artes descendentes inclusas são: Boxe, Savate, Muay thai, Tae kwon do, Jiu-jitsu brasileiro, Capoeira, Caratê, Judô, Aikido, Wrestling, Kickboxing, Kung fu, Luta olímpica, Luta greco-romana, Luta livre olímpica. Como vemos, o MMA tem tamanha abrangência, é globalizante, sendo assim, trataremos de detalhar aquelas com maiores destaques, ou seja, apresentaremos aquelas que seus golpes são mais frequentemente utilizados pelos lutadores no UFC, que são: Muay Thai, Boxe, Jiu-jitsu e Wrestling.

Antes de falarmos dos tipos de lutas mencionadas acima, falaremos um pouco a respeito de Carlos Gracie, o qual foi praticamente quem potencializou o MMA, ao incluir a técnica Jiu-jitsu as Artes Marciais Mistas, conhecida como Gracie Jiu-jitsu (BJJ). Ou seja, ele é considerado o criador do sistema MMA brasileiro. Foi filho de Gastão Gracie, e seu mestre foi Mitsuyo Maeda. Sendo assim, tornou-se o precursor de todos os lutadores que tornaram a família Gracie famosa mundialmente. Um dos alunos mais famoso foi seu irmão mais jovem Hélio Gracie, que teve três filhos, dentre os quais o mais destacado no Jiu-jitsu foi Royce Gracie. Então está é a famosa família Gracie que, além de criadores do sistema de artes marciais mistas, também foram os primeiros donos do UFC.

Muay Thai – é uma arte marcial de origem tailandesa, por lá é considerado um dos principais esportes do país. Este tipo de arte inclui golpes de combate em pé, também é conhecida como a arte das oito armas, porque sua característica são combinações de punhos, cotoveladas, pés e canelas. O Muay Thai permite que os oponentes tenham total contato. No Brasil um lutador famoso especializado em Muay Thai é Anderson Silva, vale lembrar que no dia em que ele ficou lesionado na edição do UFC 168, tal ocorrência se deu ao fazer uso do golpe que em Muay Thai se chama “Low Kick”, no entanto, fora este incidente sabe-se muito bem que ele é um dos lutadores de alta qualidade e de referência em Muay Thai, atualmente.

Boxe – é uma palavra que vem do Inglês “Box”, que significa pugilismo, ou melhor, bater com os punhos. No entanto, Boxe é um esporte de combate, que permite um contato pleno entre os lutadores apresentando fortes golpes de punho, ou seja, o lutador especializado no Boxe tem a capacidade técnica de derrotar com muita precisão seu oponente com nocaute de socos. Por exemplo, no Boxe uma das principais referências de todos os tempos é o ex-pugilista Mike Tyson. Aqui vale lembrar que no UFC edição 198, realizado em Curitiba, o norte-americano Stipe Miocic se tornou o atual campeão e dono do cinturão do Peso-pesado, após uma bela demonstração do seu Boxe com o qual nocauteou o ex-campeão Fabricio Werdum com um soco cruzado de direta.

Jiu-jitsu –é um tipo de combate onde os oponentes terminam a luta no chão, ou seja, a maioria dos lutadores graduados em Jiu-jitsu fará maior esforço de dominar seu oponente no chão. Como já informamos esse tipo de modalidade teve inicio com a família Gracie, no entanto o personagem que tornou bem mais conhecida e permitiu a popularização do Jiu-Jitsu foi Royce Gracie, filho de Hélio Gracie, ambos já mencionados acima. Portanto, Royce Gracie sendo um lutador de estatura inferior que seus oponentes, utilizava golpes desta especialidade e conseguia derrotar oponentes de maior altura e força, provando que com Jiu-jitsu é possível vencer qualquer lutador, independentemente do tamanho, daí razão pela qual foi incluído no MMA. Assim o Jiu-jitsu tem como técnica principal finalizar o adversário. Um dos maiores destaques nos dias de hoje em Jiu-jitsu é Antônio Rodrigo Nogueira, conhecido por Minotauro, graduado em faixa preta, o qual já conquistou muitas lutas e títulos, aplicando golpes de jiu-jitsu em seus oponentes.

Wrestling – é uma luta de arte marcial, a palavra em si significa combate corpo-a-corpo, tendo principais técnicas, agarramentos, arremessos, derrubadas, chaves, pino e outros golpes. Assim o intuito de todo o lutador desta modalidade é tentar subjugar ou desequilibrar o oponente. Esta é uma luta bem clássica, a qual é utilizada a muitos séculos. É também considerado um esporte olímpico, conhecida como luta greco-romana. Só para se ter ideia de que esta é uma luta bem remota aos tempos antigo, na crença Judaica usa-se ilustração na qual Jacó luta contra o anjo pedindo para que seja abençoado, e nela mostra que nesse combate estavam usando a técnica do Wrestling. Os gregos também acreditam que Zeus para se tornar governante, teve que dar um golpe no seu pai Cronos.

Esta luta floresceu ao longo dos primeiro anos nos Estados Unidos, logo depois da chegados dos colonos europeus na América, foi usado também como atividade popular nas feiras, nas celebrações de feriado e exércitos militares. Sendo assim, o primeiro torneio organizado ocorreu em Nova York no século XIX, porém a primeira luta nos jogos olímpicos aconteceu no século XX, de lá para cá tem crescido bastante. Na nossa era, no Brasil o Wrestling foi fundado em 2002 por Bob Júnior com intuito de resgatar o Wrestling Profissional no Brasil. No UFC um bom exemplo é Chael Sonnen, o qual quase venceu Anderson Silva em 2010, utilizando muito bem o seu Wrestling.
 
Assim podemos perceber a tamanha abrangência do MMA, o qual envolve diversas modalidades, inúmeros lutadores e milhões de expectadores. Muitas vezes alguns golpes podem passar despercebidos em alguns combates, mas é interessante conhecer as principais modalidades, entendendo então as características de cada lutador, e assistir a cada combate com maior emoção. Portanto desde os tempos bíblicos, a luta vem evoluindo e encantando a muitos, se tornando cada vez mais profissional e global.

ufc

Comentário (0)