Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

História do UFC - como tudo começou

História do UFC - como tudo começou

O primeiro UFC (Ultimate Fighting Championship) foi disputado em 1993, em Denver no Colorado, com o objectivo inicial de identificar qual a arte marcial mais eficiente num combate de regras mínimas. Incluiu lutadores de boxe, jiu-jitsu, wrestling, muay thai, karate, judo, entre outros.

por Academia   |   Comentários 0
quinta, maio 12 2016

Em 1993 foi o UFC 1, em 14 de Maio de 2016 teremos o UFC 198 que se realizará em Curitiba no Paraná.

A cidade de Curitiba no estado do Paraná recebe pela primeira vez o UFC, o qual acontecerá no estádio da Arena da Baixada. A cidade é conhecida pelo fato de muitos lutadores terem nascido ou se criado em Curitiba, mais especificamente na academia Chute Boxe.

Nomes como Mauricio Shogun, Wanderlei Silva e Anderson Silva estão entre os maiores destaques vindo da cidade e da academia. O card é um dos melhores de todos os tempos, unindo muitos lutadores famosos, além da disputa do cinturão dos pesos pesados. No octógono estarão Vitor Belfort, Mauricio Shogun, Minotouro, e Fabrício Werdum X Stipe Miocic fazendo o evento principal.

Os ingressos foram esgotados em poucas horas, e é esperado aproximadamente quarenta mil pessoas no estádio do Atlético Paranaense.

Análises de combates e sugestão de apostas para o UFC 198

UFC – como tudo começou

Atualmente o UFC é extremamente famoso, mas isto não seria possível senão existisse a lendária família Gracie. Para entendermos melhor é preciso citar o grande mestre Hélio Gracie, o qual foi responsável pela popularização do Jiu-Jitsu no Brasil, adaptando estilos de outras lutas e criando o Jiu-Jitsu Brasileiro, ou Brazilian Jiu-Jitsu. O mestre Hélio não era um homem de grande altura ou força, e se encantou com a possibilidade que o Jiu-Jitsu apresentava, pelo fato de um homem mais fraco ter a chance de aplicar um golpe e finalizar um oponente muito maior.

As próprias palavras do mestre são “O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentaram os mais fortes e pesados”.

Com o passar do tempo, Hélio Gracie enfrentou vários oponentes na cidade do Rio de Janeiro e em outros locais do país, derrotando muitos adversários e mostrando a eficiência do Jiu-Jitsu. Eram colocados até desafios nos jornais, para quem quisesse aceitar uma luta contra Hélio, onde ainda o desafiante receberia uma quantia em dinheiro se acaso vencesse. Com extrema dedicação e talento de Hélio, o Jiu-Jitsu obteve bom crescimento. O mestre passou seus ensinamentos aos filhos, os quais também tiveram destaque.

Entre os filhos de Hélio Gracie, os destaques são Royce, Rorion e Rickson os quais conseguiram levar o nome da família e da arte marcial para todo o mundo. Rorion ensinava Jiu-Jitsu nos Estados Unidos, ensinando até para a S.W.A.T. Então Rorion cada vez mais percebia que esta arte marcial era interessante, e desta forma tinha o desejo de mostrar isto ao mundo todo.

Desta forma resolveu procurar pessoas do meio televisivo, para montar um evento que lembrasse os velhos desafios que seu pai publicava no jornal, onde enfrentava adversários de outras artes marciais e os vencia. Com este pensamento e desejo o primeiro UFC (Ultimate Fighting Championship) foi criado em 1993. Naquela época Rickson Gracie (o qual também tem grande nome no mundo do Jiu-Jitsu) já era considerado o melhor lutador da família, mas por alguns desentendimentos entre os irmãos, o escolhido para representar a família no evento foi Royce.

royce-gracie5

Royce Gracie era e um homem alto e magro, sendo visualmente a pessoa perfeita para provar do que o Jiu-Jitsu era capaz, provando que uma pessoa magra poderia vencer um adversário musculoso e forte.

O primeiro UFC não tinha regras e também não tinha diferença entre categorias de peso, o que fez com que Royce enfrentasse adversários trinta quilos mais pesados. O UFC 1 reunia lutadores de diversas modalidades, sendo ainda que a maioria era muito mais pesado que Royce, mas o brasileiro surpreendeu a todos vencendo e sendo o campeão da primeira edição do torneio.

A audiência e os comentários foram tantos, que a televisão americana se interessou por fazer mais alguns eventos (eles não imaginavam que estavam criando algo extremamente grandioso). Assim Royce venceu o UFC 2, e também o UFC 4. No caso do UFC 3, Royce venceu o gigante Kimo Leopoldo (o qual era muito mais pesado), mas ficou lesionado, abandonando aquele evento.

ufc1-royce

Hoje não estamos mais no UFC 4, mas sim no UFC 198. Além disto, os donos são outros, e o evento ganhou proporção mundial. O lendário mestre Hélio Gracie já não esta mais vivo, mas seu sonho se tornou realidade, e conseguiu provar a extrema eficiência do Jiu-Jitsu através do seu talento e dos talentos dos seus filhos. Royce Gracie foi o filho que nunca fugiu de um combate, e por mais que muitos julgassem impossível a vitória, o jovem alto e magro sempre estava lá no octógono enfrentando gigantes e alcançando o triunfo. A família Gracie é grande, mas para o UFC, com certeza os nomes de destaque são Hélio e o filho Royce.

Hoje todos os lutadores que entram no octógono praticam o Jiu-Jitsu, e mesmo que não sejam faixa preta, ainda assim sabem que é obrigatório se ter boa noção e técnica nesta arte marcial, a qual mudou a história do esporte e criou o UFC.  Fica aqui nosso agradecimento ao lendário mestre Hélio Gracie e ao talentoso filho Royce!

 

gracie, jiu-jitsu, royce, ufc

Comentário (0)