Josh Burkman é um experiente lutador americano de trinta e seis anos, sendo dono de um cartel de vinte e oito vitórias e doze derrotas. Recentemente trocou o peso de meio médio para o peso leve.
Entre suas últimas seis lutas, Burkman venceu somente duas, superando Tyler Stinson e K. J. Noons. Nos outros quatro combates, perdeu para Hector Lombard (e ainda testou positivo para doping em anabolizantes), além de perder para Steve Carl, Dong Hyun Kim, e também para o bom Patrick Cote.
De maneira geral, é possível afirmar que Burkman perdeu muita qualidade nos últimos anos, já esta com uma idade avançada para o esporte e não vive bom momento, fatores que então nos fazem acreditar em mais uma derrota.
Paul Felder é um americano de trinta e um anos, faixa preta de Tae Kwon Do e faixa azul de Jiu-Jitsu. Seu cartel possui onze vitórias e somente duas derrotas.
Vale destacar que quando Paul Felder lutava em eventos menores, como o CFFC ou XFE, o seu rendimento era muito melhor, mas depois que chegou ao UFC acabou sofrendo suas primeiras derrotas, perdendo dois entre os cinco combates que fez na organização (incluindo uma derrota para o brasileiro Edson Barboza).
Desta forma o atleta não vive bom momento, não esta com sua confiança em alta, e enfrenta um adversário que realmente precisa vencer. Portanto acreditamos que Felder mostre certa agressividade, pois já mostrou isto em outros combates, e além disto, enfrenta um adversário inferior, o que então nos faz acreditar que Felder realmente procure a vitória, buscando um nocaute ou finalização, não deixando a decisão nas mãos dos juízes.
Josh Burkman já é um veterano e talvez não consiga lutar em alto nível durante todos os rounds, se obrigando a atacar seu adversário, ou então perdendo o combate devido ao cansaço. Paul Felder tem potencial para ser o vencedor, e uma das maiores provas disto é o fato de sua Odd estar aproximadamente 1.30. Desta forma, acreditamos que de um jeito ou de outro, o combate termine com um nocaute ou finalização, não chegando até o último segundo, e não dependendo da decisão dos juízes.
Leitura recomendada: "História do UFC - como tudo começou"